Para se livrar do mal, o dermatologista João Paulo Junqueira Magalhães Afonso listou dicas preciosas para entender e evitar o aparecimento do chulé:
O chulé, que cientificamente é chamado de bromidose plantar, é causado pelo suor excessivo na planta dos pés. O problema é agravado pela falta de higiene, que leva à proliferação de bactérias e fungos. O suor excessivo também pode estar relacionado a doenças como hipertireoidismo, diabetes e obesidade.
O limão ajuda a eliminar sujeira e maus odores Basta cortar um limão pela metade e esfregá-lo nos pés após o banho. Agora, se você quiser uma receita power faça um banho refrescante nos pés com 1/4 de xícara de bicarbonato de sódio, um limão e oito copos de água. Depois lave os pés e seque-os muito bem.
Como acabar com o suor nos pés?
Veja dicas importantes para evitar o mau cheiro nos pés
Lavar as axilas pelo menos duas vezes por dia com sabão antibacteriano. Usar desodorante antitranspirante para diminuir o suor nas axilas. Não repetir roupas, pois o suor seco é causa frequente de mau odor. Raspar os pelos da axila para retirar bactérias e suor seco que ficam aderidos aos mesmos.
Não pague mico! Saiba como acabar com o mau cheiro das axilas
Qual o melhor talco para os chulé dos pés e sapatos Mas, caso seu pé não soe muito, o uso do talco está liberado. Uma ótima opção é o antisséptico Granado. O talco para chulé da Granado, pode ser encontrado em duas versões: sem perfume e combate a frieiras.
Ao final da análise, o título de melhor do teste ficou com o Tenys Pé Jato Seco –Tradicional, por reduzir o odor e a umidade sem ressecar a pele dos pés.
Banho de chá e gengibre, uso de bicarbonato de sódio e até secador de cabelo são alguns dos tratamentos que ajudam na eliminação do odor. O chulé ocorre a partir da combinação do suor excessivo com o acúmulo de bactérias. Elas exalam ácidos como o metanotiol e o isovalérico, responsáveis pelo mau cheiro.
O desodorante para os pés cumpre a mesma função do tradicional antitranspirante para as axilas, entretanto, ele foi desenvolvido especialmente para amenizar os efeitos da transpiração nesse local. Além disso, o produto também pode ser utilizado em calçados, favorecendo a proteção contra o mau cheiro.
Como utilizar desodorante antitranspirante para os pés
Como usar o leite de magnésia como desodorante? Você pode colocar um pouco do leite de magnésia em um algodão e passar nas axilas. Para facilitar a aplicação, use uma embalagem de um roll-on de um desodorante antigo: basta tirar aquela bolinha e colocar o leite de magnésia dentro. Pronto!
#3 Cabelinho oleoso nunca mais! Basta aplicar um pouco de desodorante no couro cabeludo pra que ele absorva o excesso de oleosidade. Penteie logo em seguida e veja a mágica acontecer! Se você pratica exercícios, aplique o desodorante na linha do cabelo pra que não caia o suor no rosto.
Se você decidir pelo uso, a recomendação é aplicar o desodorante após o banho, somente na parte externa da região íntima e na virilha. Também é possível espirrar o produto na calcinha ou no papel higiênico e passar como um lenço umedecido. O ideal é que não seja utilizado mais do que quatro vezes por dia.
Em um pote, misture uma colher de chá de bicarbonato de sódio em seis colheres de chá de amido de milho. Então é só aplicar um pouquinho da mistura em cada axila. O bicarbonato combate o odor, enquanto o amido evita que você transpire.
É mais indicado passar os antitranspirantes à noite, antes de dormir, e os desodorantes durante o dia, ou os desodorantes com função antitranspirante pela manhã e à noite”, explica a dermatologista Fabiane Mulinari-Brenner. A função do produto é ressecar a axila e diminuir a transpiração.
a partir dos 12 anos de idade
A partir de qual idade uma criança pode usar desodorante? - Eles são indicados quando tiver início a mudança do odor do suor nas axilas. Porém, a ANVISA recomenda o uso de desodorante para crianças maiores do que 12 anos. Qual desodorante devo comprar para uma criança com odor axilar?
Calil reforça que a morte e a perda de consciência são as consequências mais agudas e graves da inalação do desodorante, mas há outros efeitos nocivos ao organismo se o consumo for de longo prazo. É possível desenvolver dependência, ansiedade e irritabilidade, ter uma parada cardíaca e problemas renais.
Desodorante não faz mal à saúde Nenhum deles faz mal à saúde e nenhuma teoria relacionada a efeitos nocivos do desodorante tem fundamento. Os desodorantes, que disfarçam o mau cheiro, e os antitranspirantes, que controlam a produção de suor, são inofensivos.
1. Absorver (pelas vias respiratórias). 2. Aspirar.
O principal ingrediente do desodorante é o alumínio, elemento que pode causar demência, convulsões e até a morte quando ingerido.
De acordo com Anthony Wong, diretor do Centro de Assistência Toxicológica (Ceatox) do Instituto da Criança da Faculdade de Medicina da USP, inalar desodorante é perigoso por causa do alto teor de etanol (álcool) presente. "Esse teor é de 70% a 90%, muito maior do que o do uísque ou o absinto, por exemplo.
Passar desodorante antes de dormir não tem problema nenhum, já o uso de antitranspirante é contraditório. Tem quem libere, porém alguns médicos condenam a prática, pois o produto possui sais de alumínio.
Desodorante é um cosmético usado para mascarar ou neutralizar o odor corporal. O antitranspirante, por outro lado, bloqueia temporariamente as glândulas sudoríparas para reduzir a transpiração.