Ser cidadão é ter direito à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade perante a lei: ter direitos civis. É também participar no destino da sociedade, votar, ser votado, ter direitos políticos.
Ser cidadão brasileiro, ser eleitor e escolher os representantes ou se tornar eleito para qualquer cargo público político (parlamento) nada mais precisa apresentar do que um RG e CPF e um endereço fixo. Existe um grupo ou ONG no Brasil, chamado Direitos Humanos, ligado à ordem dos advogados.
Cidadão é a pessoa física, nacional (nata ou naturalizada), no pleno exercício dos direitos políticos. ... Em outras palavras, não pode haver privação definitiva ou provisória de direitos políticos! Enfim, do ponto de vista jurídico, somente o nacional eleitor pode ser considerado “cidadão” no País.
10 lições para ser um melhor cidadão brasileiro
Os deveres do cidadão
Um autêntico cidadão cuida não somente dos próprios interesses, mas sabe que ninguém se liberta sozinho e que a liberdade é uma conquista coletiva. Portanto, a cidadania se constrói com o cuidado de si mesmo e de todos os que nos rodeiam.
Cada pessoa pessoa pode ser um cidadão ativo para mudar a realidade a sua volta por meio de atitudes simples voltadas a ética e bem estar social. Ou seja, para praticar a cidadania ativa deve-se realizar uma série de ações que visem o bem coletivo e individual.