Na EN o bem supremo para o homem é identificado à eudaimonia, entendida como a vida plena, viver bem, felicidade. O objetivo de Aristóteles na EN é determinar no que consiste esse bem e como é possível para o homem realizá-lo.
Resolução: A) A relação, segundo Aristóteles, existente entre a virtude e felicidade é que a prá- tica da virtude leva o indivíduo a alcançar a felicidade (eudaimonia). ... O homem adquire as virtudes éticas com a prática do justo meio (moderação) entre os dois vícios.
Em grego, felicidade se diz “eudaimonia”, palavra que é composta do prefixo “eu”, que significa “bom”, e de “daimon”, “demônio”, que, para os gregos, é uma espécie de semi-deus ou de gênio, que acompanhava os seres humanos. Ser feliz era dispor de um “bom demônio”, o que estava relacionado à sorte de cada um.
Significado de Eudemonismo substantivo masculino Ética. ... Sistema de moral que tem por fim a felicidade do homem: o epicurismo e o estoicismo são eudemonismos. Etimologia (origem da palavra eudemonismo).
A palavra é composta por "eu" ('bom') e "daimōn" ("espírito"). Trata-se de um dos conceitos centrais na ética e na filosofia política de Aristóteles, juntamente com "areté" (geralmente traduzido como "virtude" ou "excelência") e "phronesis" (frequentemente traduzido como prudência ou "sabedoria prática").
No início da Ética a Nicômaco, Aristóteles já ensaia uma primeira definição de virtude (areté). Ele se refere ao homem bom e investiga quais os atributos que podem lhe ser imputados. Entender a areté é fundamental, pois qualificamos um homem de bom ou mau em relação à areté.
É um conceito epicurista. ... Não obstante, as duas escolas defendiam que um componente crucial da eudaimonia (vida boa) era algo muito similar, ao que os estoicos se referiam como apatheia (literalmente, estar sem paixões) e os epicuristas, como ataraxia (literalmente, “tranquilidade”).
A autarquia é o poder absoluto. No âmbito político, define o modelo absolutista de Estado, em que um sujeito ou um grupo domina completamente os rumos da sociedade. No âmbito individual é o controle sobre as próprias inclinações, sendo uma forma de chegar a liberdade.
Assim, o ideal do estoicismo é atingir a ataraxia ou apatia, ou seja, a indiferença em relação a todas as emoções, o que se alcança pela prática da virtude.
Apatheia (em grego: ἀπάθεια em grego: ἀ (a)- "ausência" e πάθος (pathos) - "sofrimento" ou "paixão") de acordo com a filosofia estoica, é um estado de espírito alcançado quando uma pessoa está livre de perturbações emocionais.
Significado de Estoicismo substantivo masculino Rigidez ou fidelidade aos seus próprios princípios.
O que é Apatia: É a falta de emoção ou motivação de um indivíduo perante algo ou alguma situação, tendo como algumas das suas características o desgaste físico, a inércia, a fraqueza muscular e a falta de energia (letargia). ... No âmbito da filosofia, apatia é a carência de afetos ou paixões, ou ataraxia.