Ética Cristã: é sistema de valores fundamentado na obra realizada por Jesus Cristo, sendo o conjunto de valores Moraes e vivenciais baseados na palavra de Deus que é pura e verdadeira, pelo qual o homem deve regular sua postura e conduta neste mundo, diante de Deus de seu próximo e de si mesmo.
A ética religiosa está ligada ao realismo moral, pela qual os comportamentos corretos decorrem da vontade de Deus, que nos é dada através dos profetas, contendo a Bíblia e o Alcorão vários comandos decorrentes dessa revelação profética.
Suas principais correntes são: intuicionismo moral, a ética do dever, a ética do discurso e o contratualismo moral. O intuicionismo moral defende a ideologia em que o ser humano é dotado de um conhecimento imediato quanto ao que é correto ou não.
Contudo, de forma universal, podemos afirmar que os adeptos ao Cristianismo creem na existência de um Deus, criador do universo; de Jesus Cristo, elemento central da religião, considerado o redentor da humanidade; e da vida após a morte. O Cristianismo se difundiu grandemente pela Ásia, Europa e África.
Os católicos professam que a existência do mal é um grande mistério, mas eles têm a certeza de que Deus, sendo bom e omnipotente, não pode nunca ser a causa e a origem do mal.
A ética na enfermagem é o ramo da ética que analisa as atividades da enfermagem. Esta divide vários princípios com a bioética, tais como beneficência, não-maleficência e respeito à autonomia. Pode ser distinguida pela sua ênfase em relacionamentos, manutenção da dignidade e cuidado colaborativo.
A Lei 5905/73 estabelece que compete ao Cofen 'elaborar o Código de Deontologia de Enfermagem e alterá-lo, quando necessário, ouvidos os Conselhos Regionais'. ... Neste caso, o código mudou o texto “instituição pública ou privada”, pela palavra “local de trabalho”, corroborando com o direito trabalhista.