Atualmente as lesões são classificadas segundo a escala de Marsh. Esta escala semi- quantitativa foi desenvolvida para avaliar o grau da anormalidade observado durante a avaliação histológica. A avaliação segundo a escala de Marsh é, em certa medida, qualitativa e subjetiva.
O problema acontece porque muitas vezes os pacientes apresentam sintomas menos característicos, como aftas, fraqueza muscular, menstruação irregular e queda de cabelo, que podem fazer com que a enfermidade não seja sequer levantada como possibilidade.
Na fase adulta, muitas vezes os sintomas são mais indefinidos, como dores eventuais. Não há cura para a doença celíaca. O melhor tratamento ainda é retirar da dieta os alimentos que contenham glúten, responsável por desencadear a inflamação.
Muito se ouve falar nesse tal de glúten. Mas, você sabe o que é, exatamente? O glúten é um composto de proteínas encontrado na farinha de trigo, na aveia, no centeio, na cevada e no malte. "Essas proteínas são chamadas prolamina e glutelina e elas aparecem combinadas com o amido no alimento.
O glúten é a combinação de dois grupos de proteínas: a gliadina e a glutenina, encontradas dentro de grãos de trigo, cevada e centeio – mais precisamente no endosperma, a reserva nutritiva do embrião da planta.
Tanto o carboidrato quanto o glúten são grandes vilões para a nossa saúde. A maioria dos carboidratos refinados, considerados de baixa qualidade, são feitos a partir da farinha de trigo ou centeio. Ou seja, são constituídos por glúten. Mas isso não significa que todo o carboidrato refinado contém glúten.
Pessoas com intolerância permanente ao glúten têm a doença celíaca e o único tratamento é uma dieta isenta da substância por toda vida. Caso o celíaco consuma algo com glúten, ele pode ter uma reação imunológica no intestino delgado, que provoca uma lesão na mucosa do intestino e impede a absorção dos nutrientes.
E quanto tempo dura uma crise de intolerância à lactose? Não há um período de crise específica, ou seja, não podemos afirmar que qual será a duração da crise. Os desconfortos normalmente começam de 30 minutos a 2 horas após a ingestão de alimentos que contenham a lactose.