Ele é o ponto no qual a sua empresa não dá prejuízo, mas ainda não oferece lucro. Por exemplo, se a sua empresa precisa de R$ 10 mil para operar e fatura R$ 10 mil, você está nesse ponto de equilíbrio. Ou seja, ela atingiu o breakeven.
Esta conta é feita a partir da soma das despesas fixas divididas pela margem de contribuição do negócio. Como mostra a fórmula a seguir: Ponto de Equilíbrio Financeiro = Despesas Fixas/Margem de Contribuição. Para que a conta faça sentido é preciso apresentar a margem de contribuição sob forma de porcentagem.
O ponto de equilíbrio é o valor exato no balanço financeiro de uma empresa onde o montante da receita cobre os custos fixos e variáveis. Em inglês, este valor é conhecido como break even point.
E descobrir esse número é bem simples, basta aplicar a fórmula BP = Custo Fixo ÷ Índice da Margem de Contribuição, que é a mesma a ser inserida numa planilha, caso queira saber como calcular break point even point no Excel.
Desta forma, o cálculo da fórmula ponto de equilíbrio contábil também é muito simples:
Ponto de Equilíbrio Contábil é o ponto em que o lucro da empresa é zero, ou seja, é o ponto no qual a receita total é igual aos custos e despesas totais. Também chamado de Break-even Point ou Ponto de Ruptura ou Ponto Crítico. Ponto de equilíbrio: $22.
Essa pré-determinação deve ser inserida no contrato de trabalho e serve justamente para a empresa controlar as marcações do ponto. No caso de atrasos, a lei especifica que as empresas precisam adotar uma tolerância de no mínimo 5 minutos e máximo 10 minutos diários.