A escola regular é aquela que segue a educação comum, com os níveis de ensino e faixas etárias estabelecidas. A educação especial é voltada ao ensino e aprendizagem de alunos com deficiências e transtornos do desenvolvimento e aprendizado.
Inicialmente, a educação escolar é dividida em dois níveis, segundo a LDB, em seu artigo 21: Educação Básica e Educação Superior. A Educação Básica apresenta três etapas: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Existem diversas categorias de diplomas disponíveis para estudantes de nível superior: Bacharelado, Licenciatura, Tecnólogo, além dos programas de especialização e pós-graduação, tais como mestrado e doutorado. A obtenção de um desses pode levar de 2 a 8 anos, dependendo do nível do grau e do campo de estudo.
Na verdade, não existe uma idade mínima ou máxima estabelecidas por lei para ingressar no ensino superior. Porém, é necessário já ter concluído o ensino médio, conforme estabelece o artigo 44 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação.
Sim. O estudante menor de 18 anos pode entrar na faculdade. Não são raros os casos de alunos que conseguem concluir a educação básica com 15 anos ou menos e passam no vestibular para os cursos de graduação. Mas, para isso, deverá ter concluído o ensino médio.