A Floresta Amazônica está subdividida em: Mata de Igapó, Mata de Várzea, Mata de Terra Firme e Floresta Semiúmida.
A seguir, as principais características de cada uma delas:
Conheça que tipos de mata compõem a Floresta Amazônica
A vegetação é latifoliada, com espécies de grande porte e folhas largas. No entanto, a floresta não é homogênea, apresentando características distintas de acordo com a região. Ela apresenta basicamente três tipos de formações vegetais bem distintas: mata de terra firme, mata de várzea e mata de igapó.
Os estudos mostram[6] que a região Amazônica é detentora de grandes estoques de ferro, manganês, alumínio, cobre, zinco, níquel, cromo, titânio, fosfato, ouro, prata, platina, paládio, ródio, estanho, tungstênio, nióbio, tântalo, zircônio, terras-raras, urânio e diamante.
Os projetos do PADS ajudam famílias a viver da coleta de castanha-do-Brasil, óleo de copaíba, artesanato, ecoturismo e outros produtos florestais, sem ter que derrubar árvores para retirar madeira ou abrir pastagens, assegurando, desta forma, a conservação da floresta e da biodiversidade.
Desenvolvimento sustentável: exemplos
No Brasil alguns exemplos de medidas desenvolvimento sustentáveis:
O desenvolvimento sustentável é um importante conceito criado para melhorar a preservação do meio ambiente de modo a garantir um futuro melhor para as próximas gerações. O desenvolvimento sustentável é um conceito elaborado para fazer referência ao meio ambiente e à conservação dos recursos naturais.
Entre os objetivos assumidos estão: acabar com a pobreza e com a fome, promover o bem-estar da população, assegurar educação, igualdade de gênero e empoderamento às mulheres, fazer uma gestão responsável da água, promover o crescimento econômico sustentável, combater as mudanças climáticas, entre outros.
Entre as principais atitudes para atingir o desenvolvimento sustentável estão: - Implantação de políticas públicas para o desenvolvimento econômico e social aliado à preservação ambiental; - Preservar o meio ambiente para as próximas gerações; - Conscientizar a população para que se trabalhe em conjunto; - Elaboração ...
Os principais empecilhos relacionados à implantação do desenvolvimento sustentável apontados neste trabalho são a questão da fragmentação do meio ambiente, o consumismo e a degradação ambiental, sendo que os mesmos estão atrelados ao modo de produção capitalista.