ACIDENTE ELAPÍDICO: todo acidente causado pelo gênero Micrurus (coral verdadeira) é considerado potencialmente grave (acidente elapídico).
Observar com atenção os locais de trabalho e de passagem; Não colocar as mãos em tocas, buracos e espaços entre lenhas e pedras (utilizar ferramenta); Evitar aproximação de vegetação rasteira ao amanhecer e ao anoitecer (período de maior atividade de serpentes);১৪ জানু, ২০২০
Vedar frestas e buracos em paredes, assoalhos, forros, meias-canas e rodapé, além de utilizar telas e vedantes em portas, janelas e ralos, são outras formas de evitar a presença dos animais peçonhentos.
Prevenção de acidentes
Os escorpiões são predadores, alimentando-se principalmente de insetos e outros invertebrados. Têm como inimigos naturais algumas aves, répteis (como lagartos e lagartixas), anfíbios e algumas espécies de aranhas.
Um mecanismo de sobrevivência bastante eficiente e usado por muitas espécies de aranhas, lagartixas e opiliões parece ser comum também entre escorpiões: a autotomia, capacidade de soltar partes do corpo, automutilando-se, como meio de defesa contra predadores.
Sua alimentação é baseada em principalmente em insetos e aranhas, mas podem se alimentar de outros escorpiões (o canibalismo é uma prática comum entre todos os aracnídeos), lagartos e até pequenos roedores e pássaros. ... Ou seja, assim como as aranhas, eles não conseguem ingerir material sólido.
Escorpiões aparecem porque estão atrás de comida”, afirma. O escorpião é um animal de hábitos noturnos que se movimenta durante a noite, em busca de alimento, e sem esconde durante o dia. “Eles não têm um local fixo, não fazem toca. Eles se escondem no primeiro local que encontram”, explica.
As estatísticas mostram maior incidência desses animais nos meses de chuvosos, entre dezembro e janeiro, sendo que os idosos e as crianças são os mais predispostos a riscos fatais com a picada do animal. O escorpião alimenta-se de baratas e aranhas, podendo sobreviver sem alimentação por um tempo prolongado.
Os escorpiões se escondem em galerias de esgoto e de água, tubulações e restos de construção. No período de chuva, eles fogem dos alagamentos e correm para as casas e apartamentos. ... O veneno do escorpião pode matar crianças, idosos, pessoas com alergia ou imunidade baixa.
Evitar que roupas de cama e mosquiteiros encostem no chão; Não pendurar roupas nas paredes; Acondicionar lixo domiciliar em sacos plásticos ou outros recipientes que possam ser mantidos fechados, para evitar baratas, moscas ou outros insetos que servem de alimento para os escorpiões.
Quando os filhotes de escorpiões nascem, com a ajuda da mãe, eles sobem nas costas dela. Ficam ali por duas semanas. ... O que pode acontecer é que alguns filhotes nascem doentes e caem sozinhos das costas dela e podem acabar sendo comidos pela mãe ou por outros escorpiões.
Mede até 7 cm de comprimento. Sua reprodução é partenogenética, na qual cada mãe tem aproximadamente dois partos com, em média, 20 filhotes cada, por ano, chegando a 160 filhotes durante a vida.
Conheça as principais espécies de escorpiões no Brasil