Quando o catarro apresenta alguma cor ou está muito grosso pode ser sinal de alergia, sinusite, pneumonia, alguma outra infecção nas vias respiratórias ou, até mesmo, câncer.
O que significa quando ele está amarelo ou verde? O muco é transparente quando você está saudável e não tem nenhum invasor sério. No entanto, quando bactérias ou vírus atacam, ele se torna verde ou amarelo devido ao influxo de enzimas que contêm ferro, incluindo mieloperoxidases, outras oxidases e peroxidases.
O interior das narinas é revestido pela mucosa nasal, cuja principal função é produzir uma secreção transparente para barrar a entrada de corpos estranhos, como bactérias e poeira, no corpo. A maior parte dessas impurezas é retida pelo muco, que vai ficando mais espesso.
A presença de sangue na saliva ou no catarro pode acontecer devido à infecção ou inflamação das vias aéreas, podendo ser indicativa de bronquite ou bronquiectasia, por exemplo, sendo normalmente acompanhados de outros sintomas como dificuldade para respirar, dor no peito e cansaço.
"A principal causa de catarro com sangue são as infecções das vias aéreas, que causam inflamação local, o que favorece o rompimento de pequenos vasos durante o esforço da tosse e/ou expectoração", lembra a pneumologista Carla.
Outra coisa que pode ajudar a parar o sangramento no nariz é fechar as narinas e apertá-las uma contra a outra, usando os dedos das mãos, por cerca de 10 a 15 minutos. Ao apertar o nariz para parar o sangramento, deve-se respirar pela boca. Caso não melhore, pode ser feita a mesma coisa por mais 10 a 15 minutos.