O processo da criptografia de dados se baseia no uso de algoritmos matemáticos para “embaralhar as mensagens” e criar códigos indecifráveis, a menos para quem tenha a chave de acesso. ... a simétrica ou criptografia de chave secreta ou privada — que utiliza a mesma chave para cifrar e decifrar a mensagem.
Trata-se de um conjunto de regras que visa codificar a informação de forma que só o emissor e o receptor consiga decifrá-la. Uma explicação sobre o que é criptografia. O termo Criptografia surgiu da fusão das palavras gregas Kryptós e gráphein.
verbo transitivo direto Traduzir ou decifrar mensagens cifradas, encriptadas; decodificar: a chave que se utiliza para encriptar é a mesma utilizada para decriptar a mensagem.
O imperador Júlio César desenvolveu uma das formas mais simples e conhecidas de criptografia. Para se comunicar com seus generais em momentos de guerra, César trocava determinada letra do alfabeto por aquela que vinha 3 vezes à sua frente. A letra A era trocada pela letra D, B era trocado por E e assim adiante.
Podemos citar três métodos antigos de criptografia: a tumba de Khnumhotep II no Egito antigo, que trocava alguns hieróglifos para aumentar o mistério em torno da história da tumba; a “Cifra de César”, utilizado pelo imperador Júlio César para proteger mensagens de significado militar; e a máquina “Enigma” que foi ...