O processo de fabricação de cerveja era algo simples; deixava o grão da cevada ao sol até que germinasse, então ele era esmagado e virava o malte, que por sua vez era misturado com farinha de pão.
Os babilônios fabricaram pelo menos vinte tipos diferentes de cerveja, sendo 8 fermentadas com emmer puro (tipo de grão e similar pré-histórico do trigo), 8 de cevada pura e 4 de mistura de grãos.
O malte é o responsável pela produção de açúcar que é fermentado e se transforma em álcool. Além disso, ele dá o aroma, sabor, cor e corpo da cerveja. Uma curiosidade, além da cevada, outros grãos podem ser usados para a produção de alguns estilos de cerveja. São eles: trigo e arroz, os mais populares.
As leveduras mais utilizadas em cervejaria são de duas espécies do gênero Saccharomyces: Saccharomyces cerevisiae (alta fermentação) e Saccharomyces uvarum (baixa fermentação) (EMBRAPA, 2010).
O levedo de cerveja é usado como suplemento nutricional. É uma fonte rica em cromo, que pode ajudar seu corpo a manter os níveis normais de açúcar no sangue. Também é uma fonte de vitaminas B. Quando consumido moderadamente, é considerado um probiótico e ajuda no processo de digestão.
A captura pode ser feita por diversos métodos:
rápida), a única técnica utilizável para as eliminar nesta fase é a flash-pasteurização. Esta técnica é muito eficaz e muito utilizada, em França, neste tipo de problemas. A passagem do vinho por uma temperatura de 75ºC durante alguns segundos elimina todas as Brettanomyces, sem impacto perceptível nos aromas do vinho.
Substitua um pouco menos da metade do fermento seco ativo pela levedura de cerveja, já que a levedura seca é uma forma mais concentrada. Se a receita pedir 28 g de levedura de cerveja, utilize um pouco menos de 0,5 g de fermento de padeiro.
Tire a levedura da geladeira antecipadamente para que ele atinja a temperatura ambiente. Em seguida, ferva em torno de 10ml de água para cada grama de fermento que vai usar. Faça isso no mesmo recipiente que vai hidratar a levedura.
Como tomar levedura de cerveja Deve-se tomar 3 cápsulas, 3 vezes ao dia, junto com as refeições, no entanto, antes de tomar as cápsulas deve-se ler o rotulo da embalagem porque as recomendações de uso variam com a marca.
O café da manhã é um bom momento para ingerir o levedo e começar o dia cheio de energia. Ele também pode entrar na hora do lanche. Se você não tem problema com o sabor o levedo pode ser polvilhado em sopas.
O levedo é geralmente extraído após o processo de fermentação da cerveja. Bruna esclarece que o complemento é popular por causa do seu alto valor nutricional e por ser rico em minerais como ferro, fósforo, magnésio, potássio, cromo, zinco e vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B6, B5, ácido fólico, biotina).
O ideal é consumir uma média de 9 gramas por dia, o que reduz em até 40% dos níveis de açúcar. Para os diabéticos, ao adicionarem o levedo de cerveja no cardápio, é diminuída a porção de insulina ingerida. Mas, fica aqui um alerta, procure sempre a orientação de um médico especialista.
Cevada. A cevada é um grão rico em vitaminas e minerais, além das fibras, é claro! Por si só, ele é muito importante na preservação do organismo no combate a doenças graves. Sua atuação também ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue, algo fundamental para as pessoas com diabetes.