Confira um artigo completo que falamos sobre a Cinemática do Trauma para esclarecer todas as suas dúvidas. Ao final, confira alguns materiais educativos para complementar ainda mais os seus estudos.
Um dor de cabeça repentina, explosiva, que atinge seu ápice de intensidade em poucos segundos, é muito preocupante. Para o médico que escuta esse tipo de queixa fica o receio da ruptura ou distensão de um aneurisma cerebral (que é uma dilatação de uma artéria que pode eventualmente romper durante a vida).
Como vimos acima, a cinemática do trauma é a análise das condições em que ocorreu o acidente. Por isso, é primordial estudar a cena e considerar, entre outros fatores, a direção do impacto, a velocidade, o tamanho do paciente e os sinais de liberação de energia.
Dificuldade para caminhar, tremores, movimentos não intencionais ou outras complicações do gênero podem ser sintomas de um problema no sistema nervoso. Se esses problemas de movimento interromperem suas tarefas diárias é hora de procurar um neurologista.
Para Silva (2007) a lesão nos pulmões (blast lung) é uma consequência direta da sobrepressão gerada pela onda de choque. É o ferimento fatal mais comum dentre os sobreviventes iniciais, seguido das lesões traumáticas vasculares e de perfuração nos tímpanos, que é uma lesão no ouvido médio e depende da orientação do ouvido no momento da explosão. Ainda deixa evidente que as explosões em espaços confinados como minas, prédios ou grandes veículos estão associadas ao grande índice de mortalidade.
No trauma envolvendo queimaduras, o primeiro passo, e primordial, é interromper o processo da queima do tecido, sendo que o melhor método no pré-hospitalar é a irrigação em abundância com volumes de água em temperatura ambiente e retirar todos os adornos das vítimas, pois com o inchaço da região lesada a vítima apresenta um edema e, como consequência, a compressão dos membros e cavidades. As queimaduras recentes devem ser tratadas com pano limpo e seco cobrindo a região queimada. Esse curativo evita a contaminação e ameniza dores devido à diminuição do fluxo de ar nas terminações nervosas expostas devido à lesão. Atenção especial é necessária às queimaduras muito extensas, pois o processo de resfriamento com água corrente pode induzir hipotermia e prejudicar a formação de coágulos decorrentes do processo de cicatrização.
O médico reumatologista é o profissional da área da saúde que trata, contém o avanço e minimiza os sintomas de doenças que afetam o aparelho locomotor: articulações, ligamentos, músculos, tendões e ossos de maneira geral. Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, existem cerca de 120 doenças reumáticas.
Na realidade, o trauma é um reflexo da história da humanidade. O trauma tem sido rotulado como a doença neglicenciada do mundo moderno, tanto que os investimentos feitos, visando ao seu controle, prevenção e tratamento, são inversamente proporcionais à rápida progressão da violência e ocorrência dos traumatismos.
[/vc_column_text][nectar_cta btn_style=”underline” heading_tag=”span” text_color=”#ffffff” button_color=”default” link_type=”regular” alignment=”left” alignment_tablet=”default” alignment_phone=”default” display=”block” link_text=”Saiba Mais” url=”https://dezemergencias.com.br/eventos” margin_top=”35″][/vc_column_inner][/vc_row_inner][/item][/carousel][/vc_column][/vc_row]
Nesse contexto, o socorrista deve saber que toda vítima com suspeita ou confirmação de lesão pulmonar por explosão deve receber oxigênio complementar suficiente para evitar hipoxemia, e se na continuidade da abordagem da vítima houver ventilação anormal, o tórax deve ser exposto, observando-se e apalpando-se rapidamente para verificar a profundidade e frequência respiratória.
Entre eles, os mais indicados são: ressonância magnética ou tomografia computadorizada e exames laboratoriais, como a análise de Líquor por punção lombar. Geralmente tais exames não são necessários, cabendo ao profissional médico julgar, sendo portanto a consulta fundamental.
Injuries from explosive devices were common in times of war and now are becoming more present in the modern civilization through terrorist and criminal acts. Knowing the mechanism of these injures after the explosion process helps in the development of prehospital care protocols that increase survival and decrease the risk of worsening the victims' injuries. Then through a bibliographic review, the objective of this study is to identify the kinematics of trauma and to recommend procedures in the prehospital care in lesions with explosive devices. The kinematics stages of the trauma were identified in which were verified the impact of the shock wave, the impact of fragments, the impact of the body on structures, the resulting impact and the intoxication by dangerous products. Each phase presents specific injures, the most common being pulmonary barotrauma, tympanic rupture, amputation bleeding and burns. From this point basic procedures were recommended for the immediate care of the lesions provoked, using resources and updated techniques.
PEREIRA B.M.T, RYAN M.L, GARCIA G.D.G. Treinamento em trauma para o time avançado de cirurgia do Exército Americano. Arq. Bras. Med. Naval. Rio de Janeiro, v. 71, n. 1, p. 14-20, junho 2010.
Na sequência, o abdômen deve ser inspecionado na avaliação secundária. Segundo protocolo padrão, esse exame envolve inspeção e palpação e deve ser introduzida sistematicamente na inspeção das suas faces anterior e posterior como também as nádegas e a região perineal para uma visualização complementar. A presença de escoriações, contusões, hematomas localizados e ferimentos abertos são sugestivos de trauma e são bem característicos.
A cinemática do trauma é o processo de avaliação da cena do acidente para que, por meio dela, seja possível determinar os ferimentos resultantes das forças e movimentos envolvidos, bem como estimar a gravidade das mesmas, inclusive os ocultos.
A cinemática do trauma, como vimos, é a análise das condições em que ocorreu o acidente. É primordial estudar a cena e considerar, entre outros fatores, a direção do impacto, a velocidade, o tamanho do paciente e os sinais de liberação de energia.
É categorizado por mecanismos de lesão que incluem: trauma penetrante, trauma contuso ou sua combinação. A palavra “trauma” é mais comumente usada para descrever uma lesão corporal que é grave, súbita e inesperada.
Principais tipos de fraturas
A terminologia trauma em medicina admite vários significados, todos eles ligados a acontecimentos não previstos e indesejáveis que, de forma mais ou menos violenta, atingem indivíduos neles envolvidos, produzindo-lhes alguma forma de lesão ou dano.
Na realidade, o trauma é um reflexo da história da humanidade. O trauma tem sido rotulado como a doença neglicenciada do mundo moderno, tanto que os investimentos feitos, visando ao seu controle, prevenção e tratamento, são inversamente proporcionais à rápida progressão da violência e ocorrência dos traumatismos.
O trauma, quando revivido, desencadeia diversos sintomas de ordem física e psicológica, como:
Traumatologista é o profissional especializado no tratamento e na reabilitação de traumas no sistema músculo-esquelético, ou seja, em músculos e ossos de todo o corpo humano, sejam braços, pernas, mãos, pés, coluna, etc.
O Traumatologista é o profissional da medicina especializado no tratamento e na reabilitação de traumas no sistema locomotor, ou seja, em músculos e ossos dos braços, pernas, mãos, pés, coluna, etc.
Traumatologia, como o nome sugere, é a especialidade da medicina que cuida dos traumas. E, neste caso, trauma se refere a todo choque sofrido pelo corpo por causas mecânicas, atingindo o esqueleto, ou seja, os ossos e as articulações e também os músculos, tendões, ligamentos.
A procura por esse médico deve ocorrer quando existem os seguintes sinais: fadiga, mal-estar, dores, perda de peso, etc. Vale ressaltar que além da dor, algumas das doenças reumáticas ainda podem comprometer alguns órgãos do corpo humano, como cérebro, pulmões, rins e coração.
14 sinais que podem indicar a presença de doenças reumáticas
O médico reumatologista é o profissional da área da saúde que trata, contém o avanço e minimiza os sintomas de doenças que afetam o aparelho locomotor: articulações, ligamentos, músculos, tendões e ossos de maneira geral. Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, existem cerca de 120 doenças reumáticas.
Dificuldade para caminhar, tremores, movimentos não intencionais ou outras complicações do gênero podem ser sintomas de um problema no sistema nervoso. Se esses problemas de movimento interromperem suas tarefas diárias é hora de procurar um neurologista.
As doenças mais comuns tratadas pelo neurologista são:
Assim, os sintomas neurológicos podem incluir fraqueza muscular ou falta de coordenação, sensibilidade anormal na pele e perturbações da visão, paladar, olfato e audição.
Quais os sintomas de problemas neurológicos?
Doenças Neurológicas
Eletroencefalograma, polissonografia, tomografia e ressonância magnética são instrumentos de diagnóstico de condições relacionadas ao sistema nervoso. O que acontece é que, sozinhos, tais exames não oferecem a interpretação tão necessária para a apresentação de uma hipótese diagnóstica.
Sinais neurológicos sutis são alterações no exame neurológico que compreendem funções diversas como integração sensorial, coordenação motora, sequenciamento motor e presença de reflexos primitivos.
Déficit neurológico focal é a perda de movimento, sensação ou função em um local específico do corpo, como o lado esquerdo da face, braço esquerdo ou áreas menores, como a língua. Complicações na visão, audição e fala também são considerados déficits neurológicos focais.
O diagnóstico da Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é feito pelo quadro clínico de perda de força com atrofia muscular e pelo exame de eletroneuromiografia.
Entre eles, os mais indicados são: ressonância magnética ou tomografia computadorizada e exames laboratoriais, como a análise de Líquor por punção lombar. Geralmente tais exames não são necessários, cabendo ao profissional médico julgar, sendo portanto a consulta fundamental.
O que é tomografia computadorizada do crânio? Tomografia computadorizada do crânio é um exame que usa radiação para colher imagens internas da cabeça do paciente. Apesar do nome relacioná-lo ao cérebro, o exame também pode registrar imagens de áreas como pescoço e orelhas, além dos seios da face e da mandíbula.
A ressonância magnética (RM) do crânio ou craniana (cabeça) é um exame com excelente acuidade diagnóstica na avaliação do encéfalo, muito importante no estudo de diversas patologias.
O neurologista é um médico treinado em diagnosticar e tratar distúrbios e doenças do cérebro, medula espinhal, nervos e músculos. Você pode também procurar alguma clínica que seja especializada no tratamento de dores de cabeça.
Geralmente, o médico psiquiatra é o profissional mais indicado para fazer o diagnóstico do transtorno de ansiedade. “Estamos falando de uma patologia que exige o uso de medicamentos ou psicoterapia”, explica o dr.
Um dor de cabeça repentina, explosiva, que atinge seu ápice de intensidade em poucos segundos, é muito preocupante. Para o médico que escuta esse tipo de queixa fica o receio da ruptura ou distensão de um aneurisma cerebral (que é uma dilatação de uma artéria que pode eventualmente romper durante a vida).