O movimento republicano foi um movimento que teve seu início em 1870, a partir da fundação do Clube Republicano do Rio de Janeiro e do Manifesto Republicano, e que buscava, através do destaque das contradições e problemas suscitados pela monarquia, instaurar uma forma de governo onde o povo elegesse os seus próprios ...
Em 1870, políticos e profissionais liberais (jornalistas, professores, advogados) que defendiam a abolição da escravidão e a ampliação dos direitos de voto para todos se uniram e publicaram no jornal A República o Manifesto Republicano.
Por que os anos de 1880,o movimento republicano ganhou força
extinção do Poder Moderador; separação entre Estado e Igreja, garantindo liberdade religiosa; maior autonomia para as províncias, que, depois do 15 de novembro de 1889, transformaram-se em estados.
A eleição de Quintino representou uma vitória dos grupos moderados do Partido, já que entre os grupos radicais a figura mais importante era Silva Jardim, o qual recusou a reconhecer a nova direção e chegou mesmo a romper com o Partido.
Dois foram os principais grupos sociais que formaram o movimento republicano: os militares, adeptos da escola positivista, e as oligarquias nacionais.
Apoiaram os militares na Proclamação da República os latifundiários nacionais, os industriais e a classe média urbana - profissionais liberais diversos, como jornalistas, advogados e médicos.
Dois partidos político destacaram-se nesse período: o Partido Republicano Paulista (PRP) e o Partido Republicano Mineiro (PRM). Esse período ficou conhecido como República do Café com Leite, em razão da forte influência das elites agrárias paulistas e mineiras na alternância do poder.
a) os grupos mais importantes na proclamação no Brasil foram o dos pequenos comerciantes e o dos pecuaristas do Nordeste. O grupo mais importante na proclamação da República no Brasil foi o dos militares, principalmente os da então capital federal, o Rio de Janeiro.
A - Celso Castro vê a Proclamação da República como um golpe militar. ... Diferença: o texto de Celso de Castro apresenta os militares como únicos responsáveis por esse "golpe"; já o texto de Emília Viotti também aponta os fazendeiros e a classe média como participantes desse ato.
A Mocidade Militar e a Proclamação da República - A composição social deste grupo (Mocidade Militar) era basicamente de jovens vindo das províncias do Norte do país, pertencentes a famílias humildes e que estudavam nas duas escolas superiores de formação de oficiais do Exército.
Pode-se perceber que o Marechal é representado na charge como salvador da pátria, que tentava e se esforçava por apagar o fogo que tomava a república. ... Na prática, é uma charge que retrata um governante como herói, já que indica que ele é capaz de restaurar a ordem nacional.
É na charge temos o sistema geocêntrico. ... Isso indica uma representação do sistema geocêntrico, uma antiga teoria que considerava que a Terra era o centro do universo, ficando em uma posição estática enquanto os outros planetas e estrelas giravam à sua volta.
No dia 15 de novembro de 1889, o marechal Deodoro saiu de sua casa no centro do Rio, próximo à Central do Brasil, para proclamar a República acompanhado por uma tropa de cerca de mil militares. A república brasileira deu prazo para que a família real deixasse o país.
Esse período encerrou-se em 1930. A Primeira República é o período da história do Brasil que aconteceu de 1889 a 1930, tendo sido iniciado com a Proclamação da República que aconteceu em 15 de novembro de 1889 e encerrou-se com a deposição de Washington Luís como consequência da Revolução de 1930.