Para Karl Marx, a perspectiva sobre o trabalho é histórica, como em Weber. ... Ou seja, o trabalho assalariado é uma atividade central para a perpetuação das relações sociais entre capitalistas e trabalhadores e, por consequência, da exploração e dominação do trabalhador pelo capitalista.
Para Weber, o ser humano que cria a sociedade, e a influência através das ações sociais. ... Para o método positivista seria o contrário, a sociedade é movida por questões naturais, ou seja, exterior ao indivíduo, a sociedade que influência o ser humano, sendo necessário uma visão imparcial sobre a sociedade e o estudo.
A principal diferença entre os dois autores foi a de que Durkheim cunhou o termo "facto social" para indicar que existiam forças para além do indivíduo que afectam o seu comportamento, enquanto Weber afirmava que precisamos de compreender o significado que as pessoas atribuem aos seus comportamento para compreendermos ...
A concepção específica de método e de objeto na sociologia weberiana permite a explicação de ações sociais individuais sob condições determinadas, e busca, ao mesmo tempo, explicitar as significações das instituições sociais, nas quais os indivíduos agem, como resultantes também da ação humana.
O estado para Marx, é uma superestrutura, um instrumento de dominação de classe. ... Na superestrutura encontramos a vida espiritual (sistema político jurídico - o Estado e suas leis), a ideologia, que para Marx, são explicações da realidade que não condizem com algo real.
Para Marx o Estado é uma relação entre infraestrutura (conjunto das relações de produção, a parte física ) e superestrutura( são as instituições jurídicas e políticas). ... O Estado é resultado o grau de desenvolvimento econômico que influencia/está ligado à divisão em classes sociais, assim ele nasce da luta de classes.
Karl Marx organizou uma tese em que o Direito, como regra de conduta coercitiva, nasce da ideologia da classe dominante, que é precisamente a classe burguesa. ... Assim, a dominação econômica de uns poucos sobre tantos outros se legitima por intermédio de um Estado de Direito, cujo princípio capital é a lei.