ESTRUTURA PROSA E VERSO Estruturas textuais A prosa e o verso PROSA É a estrutura do texto escrito em parágrafos. A prosa é a narrativa, a contação de histórias, a nossa fala cotidiana. ... VERSO É a estrutura do texto poético. O poema é um texto escrito em linhas curtas, na forma de versos.
Prosa é um gênero de texto escrito em parágrafos. O termo deriva do latim prosa, que significa discurso direto, livre, em linha reta. ... Na acepção relativa à forma, "prosa" contrapõe-se a "verso"; na acepção relativa ao conteúdo, "prosa" contrapõe-se a "poesia".
Chamamos de prosa os textos escritos de forma corrida, organizados em parágrafos, cuja intenção é, grosso modo, a exposição de uma ideia, de fatos ou de uma história.
Resposta. É escrita em prosa, que é o tipo de texto escrito em parágrafo igual aos que encontramos em reportagens.
Verificado por especialistas Na verdade, não havia muita diferença entre a prosa e a poesia no Romantismo. O que caracterizava os dois, é a presença dos versos brancos, isto é, sem rima e sem métrica.
Poema épico (ou narrativo) está centrado em figuras míticas ou heroicas, por exemplo, as fábulas; Poemas dramáticos são aqueles escritos para serem encenados, por exemplo, as tragédias; Poemas líricos descrevem os sentimentos e pensamentos do poeta, por exemplo, os sonetos.
Poema é um gênero textual dividido em estrofes e versos. Já o conto é um texto narrativo do gênero literário.
Fábula é um gênero do tipo narrativo muito popular e apreciado por pessoas de diferentes idades. ... A cigarra e a formiga, O leão e o ratinho e A raposa e as uvas são exemplos de fábulas, narrativas que constroem um ensinamento, uma moral. Na fábula, as personagens são animais com características humanas.
Fábula é uma composição narrativa em que os personagens são animais que apresentam características humana, principalmente a fala. A fábula tem caráter educativo e ao final traz um ensinamento, fazendo analogia com o cotidiano. A mensagem educativa é chamada moral da história.
A Fábula é uma narrativa curta, escrita em prosa ou verso na qual os personagens possuem características humanas, como a fala. Utilizada pela literatura infantil, esse é um dos gêneros textuais que cria analogia com o cotidiano, com caráter educativo e sempre apresenta uma moral ao final.
Característica é um elemento que ajuda na construção de uma ideia, conceito e da noção de alguém ou alguma coisa. Como as características pessoais, que são o conjunto das qualidades, defeitos e expressões das pessoas.
Características da raposa A raposa é tida como um ser astucioso, encontrando bem caminhos para se safar de algumas situações. Nessa fábula em específico, sua própria natureza acaba por traí-la e frustrá-la.
As fábulas (em latim: fabula, "história", "jogo ou narrativa") são composições literárias curtas, escritas em prosa ou versos em que os personagens são animais que apresentam características humanas (como falar), muito presente na literatura infantil.
Os grandes nomes das fabulas são Esopo, Fedro, La Fontaine e o brasileiro Monteiro Lobato que foi um dos mais influentes escritores brasileiros de todos os tempos. “O Sítio do Picapau Amarelo" é sua obra de maior destaque na literatura infantil.
Esopo
La Fontaine é considerado o pai da fábula moderna. Sobre a natureza da fábula declarou: “É uma pintura em que podemos encontrar nosso próprio retrato”. Fedro (30/15 ª C. – 44/40 d.C.) foi um fabulista romano, nascido na Grécia Filho de escravos.
A fábula é um gênero narrativo que surgiu no Oriente, mas foi particularmente desenvolvido por um escravo chamado Esopo, que viveu no século 6º. a.C., na Grécia antiga. Esopo inventava histórias em que os animais eram os personagens. ... Assim, os animais, nas fábulas, tornam-se exemplos para o ser humano.
Em 1668 foram publicadas as primeiras fábulas, num volume intitulado "Fábulas Escolhidas". O livro era uma coletânea de 124 fábulas, dividida em seis partes. La Fontaine dedicou este livro ao filho do rei Luís 14. As fábulas continham histórias de animais, magistralmente contadas, contendo um fundo moral.
Esopo
Fábulas são histórias com o objetivo de ensinar algo. Esses contos geralmente utilizam animais, forças da natureza, pessoas, objetos e seres animados para transmitir às crianças valores morais. Entenda por que esses contos devem fazer parte do repertório do seu filho. ...