O primeiro motivo que levou os portugueses ao empreendimento das Grandes Navegações foi a progressiva participação lusitana no comércio europeu no século XV, em razão da ascensão de uma burguesia enriquecida que investiu nas navegações no intuito de comercializar com diferentes partes do mundo.
As Grandes Navegações iniciaram-se no século XV e estenderam-se ao longo do século seguinte, com progressiva exploração do oceano. Essas navegações marítimas só foram possíveis porque, no século XV, havia um acúmulo de conhecimento náutico e novas tecnologias haviam aprimorado o ofício da navegação.
Durante as Grandes Navegações Marítimas Europeias (principalmente nos séculos XV e XVI), as embarcações eram feitas principalmente nos portos de Portugal e na região da Andaluzia, na Espanha. As caravelas mediam cerca de 20 metros de comprimento e pesavam até 80 toneladas.
Esta exploração que ficou conhecida como Périplo Africano e ocorreu entre os anos de 1415 e 1510. Em 1500, o navegador Pedro Álvares Cabral chega ao Brasil....Expansão.
Resposta. Explicação: QUANDO OS PORTUGUESES CHEGARAM ELES DERAM DE CARA COM O POVO INDÍGENA E UMA MATA DENSA. EU IMAGINO QUE ESTAVA HAVENDO UMA GERRA DE PODER PARA TENTAR TORNAR O POVO INDÍGENA EM ESCRAVOS, E MUITOS NAVIOS VINDO DE PORTUGUAL PARA LEVAR AS MATÉRIAS PRIMAS PARA EUROPA ( PAU-BRASIL).
Desde aquela época, a Índia é origem das especiarias mais usadas, como o gengibre, pimenta-do-reino, cravo-da-índia, açafrão, cúrcuma e cardamomo. As ilhas Molucas, na Indonésia (conhecidas como “Ilhas das Especiarias”) são fonte da noz-moscada e cravo.
O principal interesse dos países europeus em colonizar a África e Ásia eram a busca por matéria prima para funcionamento de suas industrias, já que nesse período - início do século XIX, a Europa estava na Segunda Revolução Industrial.
Os dois grandes objetivos que caracterizaram as Grandes Navegações foram: Descobrir novas rotas comerciais para a Índia e extremo oriente; Descobrir outras terras e fontes de riquezas no além-mar.
Preocupado com a possibilidade real de invasão do Brasil por outras nações (holandeses, ingleses e franceses), o rei de Portugal Dom João III, que ficou conhecido como “o Colonizador”, resolveu enviar ao Brasil, em 1530, a primeira expedição com o objetivo de colonizar o litoral brasileiro.
Resposta: As seis mais importantes - pimenta, gengibre, canela, cravo, maça e noz-moscada As seis mais importantes - pimenta, gengibre, canela, cravo, maça e noz-moscada. Explicação: Raras e caras, as especiarias eram muito apreciadas na Europa da Idade Média. Vinham de muito longe e davam lucros generosos.
O termo especiaria ou espécie, a partir dos séculos 14 e 15 na Europa, designou diversos produtos de origem vegetal, de aroma ou sabor acentuados. Isto deve-se à presença de óleos essenciais. Havia nessa época a Rota da Seda (China) e a rota das especiarias (Índia). ...
Com o ouro e o cobre retirados da África os portugueses compravam nas Índias as tintas, principalmente o anil, e toda gama de especiarias orientais: canela, pimentas, gengibre, etc.
Os portugueses procuravam por pedras preciosas como diamantes, mas não encontraram o suficiente para dar bastante lucro, por isso eles optaram por extrair o pau - Brasil e a cana de açúcar, pois trouxe bastante riqueza e lucros para eles.