A elaboração do Plano Museológico baseia-se em diagnóstico completo da instituição, levando em conta os pontos fortes e frágeis, as ameaças e oportunidades, os aspectos socioculturais, políticos, técnicos, administrativos e econômicos pertinentes à atuação do museu.
A museografia é uma espécie de disciplina da museologia — visto que se refere ao conjunto de procedimentos e mecanismos necessários para se "fazer o museu".
Como criar um museu em 7 passos
A partir do documento, o Porvir destacou algumas dicas sobre como dar início a um museu escolar:
6 coisas para não fazer no museu (em hipótese alguma)
Como funcionam os museus A maioria dos museus é aberta ao público. As pessoas visitam os museus para olhar seus acervos (coleções de objetos), que lhes ensinam sobre o mundo natural ou a cultura humana. Os museus também podem promover visitas acompanhadas por guias, palestras e eventos especiais.
As principais atividades do Museu da maré são preservação, registro e divulgação histórica da comunidade da maré no estado do Rio de Janeiro.
A visita a um museu virtual pode ser feita de duas maneiras. Por meio de fotografias em 360 graus e panorâmicas do museu físico, que permitem um passeio pelo espaço e observação das obras, ou por meio da adaptação do acervo para o formato digital.
Outra maneira de ver o Metropolitan de NY é pela página do Google Arts & Culture, que oferece visita virtual de diversas sessões do museu em 360º, como se fosse um Google Street View de arte. O museu virtual está disponível em inglês. Reprodução do site oficial do MET com as imagens em 360º.
Os museus virtuais tem como maior objetivo o de preservar e divulgar a memória das instituições museais na internet. ... E, por último, os museus realmente interativos, que são aqueles onde existe uma relação entre o museu virtual e o museu físico, sendo acrescentados elementos de interatividade, que envolvem o visitante.
Resposta. Ambos apresentam obras de arte de diversos artistas do mundo, a única diferença é a forma como é apresentada a exposição.
É esse o objetivo do Google Art Project, uma espécie de Street View que reúne milhares de quadros, ilustrações e fotografias em seu banco de dados. Além permitir que você examine livremente qualquer obra, o serviço também garante um tour virtual de vários museus espalhados por todo o mundo.
Resposta: A diferença é que em um museu convencional, ele tem as suas regras sempre cumpridas com rigor e sempre passadas de geração para geração, já para um espaço de arte a céu aberto como Inhotim, a diferença é a forma de como são expostas as obras de arte e como são cumpridas as regras no espaço.
Como visitar um museu
Para produzir um Tour Virtual é importante seguir os seguintes passos:
Plano por Volume
BubbleScope. Este gadget é desenvolvido pela empresa BubblePix e funciona de forma semelhante ao GoPano, usando um sistema de espelhos para transformar seu smartphone em uma máquina de capturar vídeos panorâmicos em 360 graus.
Os vídeos em 360 graus têm um botão de panorâmica no canto superior esquerdo e podem ser rotacionados por meio das teclas WASD. Por isso, procure esses recursos para confirmar que seu vídeo está habilitado para 360 graus. Também é possível deslizar por um vídeo. Para isso, basta clicar e arrastar pelo espaço.
No app do Câmera Cardboard, abra a foto que deseja visualizar e toque sobre o ícone dos óculos de papelão que está localizado na parte inferior da tela. Encaixe o seu smartphone na capinha de papelão para interagir com a captura em 360. Pronto!
Fazer vídeos em 360 graus usando apenas seu smartphone agora ficou muito mais fácil. Com o aplicativo Splash, é possível gravar vídeos em 360º e também usá-lo para criar vídeos em realidade virtual.
Baixe e instale o Google Câmera Cardboard no Android. Na tela inicial do app, toque no ícone de câmera. O recurso será aberto, usando a câmera do celular. Toque no botão laranja para iniciar o registro das fotos em panorama.
Como postar foto 360 no Facebook pelo celular?