Benzeno é um hidrocarboneto classificado como hidrocarboneto aromático, e é a base para esta classe de hidrocarbonetos: todos os aromáticos possuem um anel benzênico (benzeno), que, por isso, é também chamado de anel aromático, possui a fórmula C6H6.
O fenômeno da ressonância ocorre quando um composto pode ser representado por duas ou mais fórmulas estruturais, mudando a estrutura dos elétrons que fazem parte da ligação mas sem mudar a posição para os núcleos dos átomos. ... Ou seja, a verdadeira estrutura do Benzeno é ideal e não é possível representar.
A halogenação é uma reação orgânica de substituição em que um ou mais átomos de hidrogênio do composto orgânico é substituído por um halogênio, geralmente cloro ou bromo. ... Geralmente, esse tipo de reação se processa com alcanos e hidrocarbonetos aromáticos (benzeno e seus derivados).
As reações de substituição são aquelas nas quais um átomo (ou grupo de átomos) da molécula orgânica é substituído por outro átomo (ou grupo de átomos). ... As reações de substituição ocorrem especialmente com alcanos, hidrocarbonetos aromáticos (benzeno e seus derivados) e com haletos orgânicos.
Reações de substituição
Verificado por especialistas. O produto principal é o 2-metil-2-cloro-propano (Alternativa E).
As reações de substituição mais comuns com os alcanos são:
Resposta: As reações de adição ocorrem quando é adicionado um átomo ou um grupo de átomos em carbono de uma ligação dupla ou tripla. A ligação pi é rompida e pode originar vários tipos de compostos. As principais reações de adição são: hidrogenação, halogenação, hidro-halogenação e de hidratação.
Uma reação de substituição em alcanos é aquela em que pelo menos um átomo ou um grupo de átomos de hidrogênio ligados ao carbono é substituído por um átomo ou grupo de átomos. ... Esta reação pode continuar substituindo os outros hidrogênios do metano pelo elemento cloro, se introduzirmos calor e luz ultravioleta.
Tem mais depois da publicidade ;) Já as reações orgânicas são moleculares, o que significa que é necessário que haja a quebra de ligações das moléculas iniciais e a formação de novas ligações, que irão se encontrar nas moléculas finais. Por isso, elas são mais lentas e difíceis.
Reação de sulfonação no benzeno Ocorre quando o benzeno é colocado em um meio reacional com a presença de aquecimento e do ácido sulfúrico (H2SO4) como reagente.
Nesse caso, o produto majoritário é o que contém a dupla mais substituída e a reação tem um certa regiosseletividade (um dos regioisômeros é selecionado como majoritário).