A restrição de crescimento intra-uterino tem várias causas diferentes. Uma causa comum é a insuficiência placentária. Uma vez que a placenta é o tecido que une a mãe e o feto, ela transporta oxigênio e nutrientes para o bebê e permite também a passagem de resíduos do bebê para a circulação da mãe.
O bebê abaixo do peso é aquele que nasce com menos de 2.
Para aumentar o ganho de peso do bebê durante a gravidez, deve-se aumentar o consumo de alimentos ricos em proteínas, como carnes, frango e ovos, e de alimentos ricos em gorduras boas, como castanhas, azeite e semente de linhaça.
A gravidez anembrionária acontece quando o óvulo fertilizado se implanta no útero da mulher, mas não desenvolve um embrião, gerando um saco gestacional vazio. É considerada uma das principais causas de aborto espontâneo durante o primeiro trimestre, porém não é comum de acontecer.
Problemas comuns na gravidez
No início da gravidez quando a barriga ainda é pequena, podem ser adotadas todas as posições sexuais desde que a mulher se sinta confortável.
Alimentos para evitar durante a gravidez
Os alimentos corretos em cada fase são essenciais para o desenvolvimento do bebê
Alimentos: feijão, vegetais verde-escuros (como agrião, couve, espinafre e brócolis) e carnes. - Vitamina C: para aumentar a retenção do ferro. Alimentos: frutas cítricas, morango, melão, brócolis, pimentão verde, tomate e couve-flor.
Não devem ser consumidas grandes quantidades de alimento. Beber muita água. O recomendado são, em média, 2,5 litros de água, mas em dias quentes, por exemplo, a ingestão pode ser maior. Consumir diariamente legumes, frutas e verduras e alimentar-se, preferencialmente, de alimentos na sua forma natural.
Batata, ovo, leite, frutas vermelhas, peixes, sementes, vegetais e folhas escuras, contém subtâncias amigas do cérebro. A vitamina ideal para as gestantes é o acido fólico. Ele é fundamental para a formação do cérebro e da medula do bebê.
Importante no desenvolvimento neurocognitivo, o DHA --principal componente lipídico do sistema nervoso central-- é responsável por fornecer energia e atuar no desenvolvimento das membranas cerebrais, além de ajudar na formação dos cones e bastonetes da retina, células que fazem a integração do impulso visual.
No início da terceira semana de gestação, nosso sistema nervoso é formado por uma camada de células que começa a se dobrar para formar um tubo. Sim, nosso sistema nervoso central, o cérebro e a medula espinal, é um tubo, que nesse momento se chama tubo neural.
O coração é o primeiro órgão a ser formado no período embrionário e todos os eventos seguintes na vida do organismo dependem da habilidade deste órgão de equivaler o seu rendimento com a demanda do organismo por oxigênio e nutrientes.