Os filósofos gregos pré-socráticos
Os primeiros filósofos gregos se faziam perguntas da origem de todas coisas, com isso, investigavam o que poderia ter gerado todas as coisas. Nesse sentido, era comum ver filósofos relacionar essas ações a elementos da natureza, como : terra,água, fogo e ar.
Gmfelicio, as primeiras questões filosóficas foram elaboradas pelos Pré-Socráticos, que também são conhecidos como Filósofos da Natureza. Eles analisavam a physis, ou seja, a matéria, e buscavam a arché do mundo, ou seja, a substancia primordial que origina tudo.
As perguntas que eles fizeram inicialmente ,foi um questionamento sobre a origem do mundo. -Qual o princípio constitutivo de todas as coisas ? -Do que fui gerado? -O que são estrelas e astros?
O objeto de estudos dos primeiros filósofos foi demonstrar a origem de todas as coisas de maneira racional. Assim sendo, pode - se ver que os primeiros filósofos recorriam aos elementos básicos da natureza para explicar a origem das coisas.
A natureza, objeto de estudo daqueles pensadores, era chamada pelos gregos de physis, e o princípio de tudo era chamado de arché. Os pré-socráticos que convencionaram não haver um único elemento gerador de tudo, mas vários, foram chamados de pluralistas.
Um filósofo é alguém com muita sabedoria, muito estudo, que tem uma grande bagagem de conhecimento. Existem muitos filósofos que usamos hoje em dia como exemplo para a vida. ... falava muito sobre nunca cansar de estudar, de ir sempre em busca do saber, de nunca se acomodar e não aceitar respostas prontas.
O Filósofo é o profissional responsável por estudar a natureza de todas as coisas e suas relações entre si, os valores, o sentido, os fatos e princípios gerais da existência, bem como a conduta e destino do homem.
O que faz um Filósofo? É função do filósofo estudar e refletir sobre a natureza de todas as coisas e suas relações entre si, bem como seus significados. ... Para isso, o filósofo questiona e investiga a essência do universo e do homem com profundidade e rigor metodológico.
A filosofia tem a função de fazer as pessoas conseguirem pensar além de suas limitações. ... A filosofia formula questionamentos e ideias sobre as coisas, sobre as pessoas, etc.
A filosofia constitui a base da razão na sociedade, pois a filosofia instaurou a forma de pensar de forma crítica, gerando uma nova perspectiva na mente humana. Logo, a filosofia está presente no dia a dia sempre que as pessoas questionam, pesquisam e buscam explicações a cerca dos pensamento que as circundam.
Filosofia de vida é a expressão que serve para descrever um conjunto de ideias ou atitudes que fazem parte da vida de um indivíduo ou grupo. A filosofia de vida também pode ser definida por uma conduta que rege a forma de viver de uma pessoa.
FILOSOFIA , 1º Ano do Ensino Médio “Reflexão significa movimento de volta sobre si mesmo ou movimento de retorno a si mesmo. A reflexão é o movimento pelo qual o pensamento volta-se para si mesmo, interrogando a si mesmo.
Para Saviani a Filosofia é radical pois exige que o problema seja colocado em termos radicais, isto é, que se busque as raízes das questões, até seus fundamentos. ... A Filosofia desenvolve uma reflexão de conjunto na medida em que é globalizante, não se podendo examinar um problema de modo parcial.
Consistindo em analisar a consideração de forma mais detalhada, fazendo a junção do senso comum com o ensino científico para chegar a uma conclusão. De Conjunto: Aqui nós temos que entender que uma consideração não pode ser analisada de maneira vaga, é preciso que faça a união de tudo que a compõe.
conjunto : conjunto relacionando-se o aspecto em questao com os demais do contexto em que esta inserido ness eponto a filosofia se distingue da ciencia um modo mais marcante. ... rigorosa: coloca-se em questao as conclusoes da sabedoria popular e as generalizaçoes apresentadas que a ciencia pode ensejar.
Através da reflexão radical, rigorosa e de conjunto, a Filosofia é capaz de focalizar os problemas da realidade objetiva existencial concreta, tornando possível a delimitação dos mesmos em determinadas áreas do conhecimento, as quais podem analisá-los de forma minuciosa e, quiçá, solucioná-los.
sobre: Filosofia A reflexão é o movimento pelo qual o pensamento volta-se para si mesmo, interrogando a si mesmo. A reflexão filosófica é tida como radical porque é um movimento de volta do pensamento sobre si mesmo para conhecer-se a si mesmo, para indagar como é possível o próprio pensamento.