A chuva ácida é um fenômeno que ocorre quando óxidos de enxofre e de nitrogênio lançados na atmosfera pela poluição reagem com a água das chuvas e geram ácidos. A chuva ácida é um fenômeno causado pela poluição atmosférica.
As principais consequências da chuva ácida são: O solo pode sofrer alterações quando a chuva ácida atinge a superfície, tornando-se acidificado. A contaminação do solo pode provocar também a contaminação de cursos d'água, como rios e lagos e também de reservas subterrâneas de água.
COMO EVITAR A CHUVA ÁCIDA?
Resposta: Para o solo, a chuva ácida torna-o improdutivo, sujeito à erosão, o que acaba com florestas, destrói lavouras e dificulta plantações. Para os homens, o excesso de dióxido de enxofre no corpo origina a formação de ácidos, o que pode causar danos irreversíveis aos pulmões.
Possíveis soluções:Utilizar os transportes menos poluentes como o metro;Utilizar transportes colectivos: ao diminuir o número de carros, o número de poluentes diminui;Utilizar fontes de energia menos poluentes: energia hidroeléctrica, energia geotérmica, energia das marés, energia eólica e, por ventura, energia nuclear ...
Ao precipitar, a chuva ácida aumenta o pH do solo levando à deficiência de nutrientes e perda de fertilidade. A taxa de decomposição também é afetada negativamente, retardando a decomposição vegetais. A mudança máxima da acidez ocorre na camada de húmus.
A chuva ácida ocorre quando o dióxido de enxofre (SO2) e os óxidos de nitrogênio (NOx) são lançados para a atmosfera e transportados pelas correntes de ar. O SO2 e NOx reagem com água, oxigênio e outros produtos químicos para formar ácidos sulfúrico e nítrico.
A chuva ácida pode ter origem natural ou antrópica. Os principais geradores naturais de chuva ácida são os vulcões, que emitem à atmosfera gases, partículas, compostos de enxofre e poeira; e os processos biológicos ocorridos nos solos, pântanos e oceanos, além da respiração animal e vegetal.
Algumas medidas que podem atenuar a formação de chuva ácida são: economia de energia, uso de transporte coletivo (diminuindo-se o número de carros, também diminui a quantidade de poluentes), uso de fontes de energia menos poluentes, utilização de combustíveis com baixo teor de enxofre e purificação dos escapamentos dos ...
Quatro atitudes para combater o aquecimento global
COMO EVITAR A CHUVA ÁCIDA?
Aluísio afirmou que a prevenção é a melhor forma de impedir o processo de desertificação. Para isso, deve-se evitar o uso de área vulnerável e, quando necessário, utilizar com muito critério, com práticas conservacionistas e respeitando a capacidade de suporte deste ambiente.
Para combater e evitar a expansão da desertificação, a medida mais eficaz é preservar as áreas verdes e praticar o reflorestamento em zonas devastadas, pois a vegetação permite uma maior absorção da umidade proveniente da atmosfera, além de tornar o clima proporcionalmente mais ameno.
Para evitar a desertificação é preciso investir em preservação ambiental, utilizar técnicas agrícolas sustentáveis, promover a educação ambiental e diminuir as emissões de gases poluentes.
Solo forte! Cercar áreas a serem recuperadas sem interferência humana; Plantar umbuzeiros, já que suas raízes funcionam como depósitos de água no solo; Ter tecnologias que captam e armazenam água para produção. As opções são várias: barragem subterrânea, barreiro, poço, calçadão, canteiro econômico, entre outras.
As principais causas da desertificação são o desmatamento, o uso intensivo (sem pausas) do solo, queimadas e práticas inadequadas da agricultura (como o uso de agrotóxicos nas plantações). ... Esses fatores contribuem para a desertificação.
Especialistas recomendam que se plante algo no solo para que as raízes fixem a terra. Folhas e outras plantas também podem bloquear a passagem da chuva e de outros elementos. Se o solo for plano, construir uma inclinação de 30% pode ajudar a evitar a erosão.
Quais são os melhores métodos para combater a erosão? A principal técnica utilizada hoje no Brasil para diminuir os problemas causados pela erosão é o Sistema de Plantio Direto (SPD). O SPD é baseado em três pilares essenciais para aumentar a conservação do solo e da água.
Outra opção para o controle da erosão em terrenos inclinados é usar vários rolos feitos de material fibroso (como fibra de coco). A água que escorre pelo declive desacelera ao se encontrar com os rolos, penetrando no solo em vez de arrastar a terra morro abaixo.
Top 5 maneiras de cuidar do solo
Na vida humana, o solo participa quase que inteiramente pois dele retiramos os alimentos necessários para nossa sobrevivência. Além disso, utilizamos esse recurso na construção civil, ou seja, na construção de casas, edifícios, dentre outros.
Continue a leitura e descubra 10 práticas para preservar as boas características do solo....Vamos lá!