A tontura, ou perturbação do equilíbrio corporal, é um sintoma muito comum no dia a dia das pessoas. Assim como, geralmente a tontura é associada à problemas no ouvido interno (labirinto), que, por sua vez, é afetado por algumas doenças ou pela variada quantidade de medicação ingerida.
Os exercícios visam a coordenar os movimentos de cabeça e olhos; estimular o sintoma da tontura para desta forma desensibilizar o sistema vestibular; melhorar as habilidades para manter o equilibrio e o caminhar; além de melhorar a resistência muscular.
Cerebelo. O cerebelo está localizado abaixo e na parte posterior do cérebro. O cerebelo mantém o equilíbrio e a postura, controla o tônus muscular e os movimentos voluntários.
De um lado, o equilíbrio mental nos ajuda a sermos mais prudentes e racionais no processo de tomada de decisão e em nossos relacionamentos interpessoais. Por outro lado, o equilíbrio físico é fundamental para realizarmos as atividades mais simples, como caminhar e correr.
No interior do nosso ouvido há células e canais que são responsáveis pelo nosso equilíbrio. ... Em cima do utrículo, os canais semicirculares, que também são cheios de líquidos, possuem células sensoriais que quando pressionadas pelo líquido enviam informações para o cérebro, para que se ajuste à posição do corpo.
Localizado no osso temporal, o aparelho vestibular é constituído por três canais semicirculares e dois órgãos otolíticos e relaciona-se à função de equilíbrio do organismo.
O sistema vestibular detecta a posição e o movimento da cabeça no espaço pela integração das informações dos receptores periféricos localizados no ouvido interno. As células sensórias do labirinto posterior transformam energia mecânica que resulta dos movimentos ciliares em sinal biológico.
Essa rede é composta por inúmeras fibras nervosas e é conhecida como sistema nervoso auditivo central. O VIII nervo craniano possui duas funções principais: transportar a informação de sensação vestibular, ou seja, a posição e movimento da cabeça e é usado para audição.
É a capacidade de perceber, sentir e identificar objetos, sons, gostos, cores, etc, assim como poder interpretar as sensações do próprio corpo. A capacidade de integrar as diferentes sensações só é possível pelo processamento sensorial.