Para infecção urinária Para fazer esse banho, deve-se colocar 3 litros de água morna numa bacia e adicionar 2 colheres de sopa de vinagre, misturar bem e depois sentar-se dentro da bacia sem roupa íntima por pelo menos 20 minutos. Veja outras opções de banho de assento para infecção urinária.
O alecrim, Rosmarinus officinalis, é uma planta aromática muito utilizada nas medicinas populares, para tratar estados de agitação, depressão, falta de ânimo, dentre outros. Mas, quando usado em banho de assento pode tratar também a flacidez da musculatura vaginal, recuperando o seu tônus natural.
Tipos de banho de assento
Não, não e não para as duchas íntimas! “Além de retirarem a proteção natural e alterarem o pH vaginal, aumentando descontrole de flora e riscos de vaginites, você corre o risco de provocar refluxo de bactérias da pele para o canal vaginal e útero, já que o colo fica entreaberto durante o fluxo menstrual”, alerta a dra.
Mulheres menstruadas não devem fazer banho de assento e gestantes precisam necessariamente de indicação do profissional que a acompanha na gravidez. Homens também podem se beneficiar com o banho de assento.
O tratamento com fluconazol é via oral e pode ser feito durante o período menstrual.
O Fluconazol em comprimido, 150 mg em dose única, é o tratamento mais usado para candidíase vaginal (leia: INFORMAÇÕES SOBRE O FLUCONAZOL).
O tratamento consiste no uso de medicamentos e pomadas antifúngicas, como o Fluconazol. Deve ser de acordo com indicação médica e feito, também, pelo parceiro sexual, caso seja do tipo genital, visto que o fungo pode ser transmitido através do sexo.