A Geografia estuda o espaço geográfico, ou seja, todo o espaço terrestre produzido pelo homem ou que possui direta ou indireta relação com este. Sendo assim, o estudo das sociedades urbana e rural, o uso e apropriação dos recursos naturais e as dinâmicas naturais fazem parte dos estudos geográficos.
A Geografia crítica é uma ramificação ou uma linha de pensamento da ciência que presa pela análise do espaço cultural, aquele construído pelo homem, além de todas as relações sociais (campo x cidade, cultura, economia, guerras, etc.).
Basicamente o aluno de Geografia estuda a Terra e sua ocupação pelo homem. ... Porém, seus estudos não se limitam à geografia física (clima, relevo e vegetação), eles se estendem também à análise da relação entre as populações e o ambiente em que vivem.
A Geologia estuda a Terra quanto à sua origem, composição, estrutura e evolução, por meio do entendimento dos processos internos e externos responsáveis por suas transformações.
A geologia (do grego geo, terra e logos, estudo) é a ciência que estuda a crosta terrestre, a matéria que a compõe, seu mecanismo de formação, as alterações que está experimentando desde sua origem e a textura e estrutura que sua superfície possui atualmente./span>
Assim, ouve-se freqüentemente que o objeto da geologia é a crosta terrestre. A idéia da criação da Terra teve um grande impulso pela geognose, isto é, a ciência que apresenta a origem da Terra, o estabelecimento da Terra, como um dado processo, como auto-criação.
James Hutton
A sua formação ocorreu há bilhões de anos, assim como a existência de vida aqui . Algumas teorias explicam sua origem, como a teoria da nebulosa solar. A Terra é considerada um planeta telúrico e possui sua estrutura interna dividida em: crosta terrestre, manto e núcleo.