O resto de seu reinado ele o passou em campanhas militares contra rebeldes no seu império, sendo assassinado em 681 a.C. por dois de seus filhos.
Os povos assírios estão entre os mais proeminentes daqueles que floresceram na Antiga Mesopotâmia, isto é, na região situada entre os rios Tigre e Eufrates, onde hoje se encontram Iraque e Síria.
Resposta: Os reis mais importantes foram Sargão II, Senaqueribe e Assurbanipal, que foi o mais famoso.
Os assírios desenvolveram ótimas armas de cerco e fizeram uso do ferro, o que era um diferencial naquela época. Os historiadores afirmam que eles conseguiram articular com habilidade o uso de soldados de infantaria, apoiados pela cavalaria e por arqueiros.
Nínive (Ninawa) era um grande amontoado de vários vilarejos ao longo do Rio Tigre. Atualmente,onde ficava,existe a cidade moderna de Mossul, no estado de Ninawa do Iraque.
Os ninivitas eram conhecidos pela crueldade com que tratavam os guerreiros capturados, muitos dos quais eram cegados para que não fugissem. Jonas era considerado um profeta insensível, que não tinha interesse que os homens de Nínive, cruéis e inimigos de Israel se convertessem e fossem salvos.
Pois assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre de um grande peixe, assim o Filho do homem ficará três dias e três noites no coração da terra.
VIII a.C, Nínive não poderia ter mais do que três milhas de lado a lado na parte mais larga. Sabendo-se disto no séc. VII a.C, não se exigiria três dias para atravessar a cidade ou para circundar seus muros.
Társis, a cidade para onde Jonas iria, era exatamente oposta à cidade que Deus o havia mandado; foi preciso que Jonas estivesse no ventre daquele peixe, às portas da morte, para que ele decidisse seguir a voz divina e fazer a Sua vontade.
O motivo por que ele pediu isso deve ter sido a vergonha pelo fato de sua profecia não haver se cumprido, ele saiu da cidade exatamente para escapar da punição que viria possivelmente com fogo, mas isso não ocorreu e isso o fez sentir-se fracassado.
Na Bíblia Sagrada, consta a história de um homem chamado Jonas. Ele é comissionado pelo Deus de Israel para ir a Nínive, capital da Assíria. A sua missão era admoestar os assírios que devido a sua crueldade e ao muito derramamento de sangue, iriam sofrer a ira Divina caso não se arrependessem dentro de quarenta dias.
Nínive
O que podemos aprender com Ester? -Confiar em Deus, Ester arriscou sua vida para obedecer a Deus e Ele cuidou dela. -Ter coragem- Ester estava segura, ninguém conhecia sua identidade e ela não seria afetada pelo extermínio, mas ela arriscou tudo para fazer o que era certo.
Profeta
Jonas foi um profeta que exerceu seu ministério no governo do Rei Jeroboão II, inicio do século VII ( 793 a 753 a.C). Filho de Amitai, nativo de Gate Hefer. JONAS, natural da Galiléia, foi um dos primeiros profetas, II Reis 14:25.