Peso aparente é a resultante das forças peso e empuxo que agem sobre um corpo inserido em um fluido. Quando imerso em fluido, o corpo parecerá mais “leve” do que realmente é. Isso ocorre porque a força de empuxo atua sobre esse corpo na direção vertical, apontando sempre para cima.
Em seu teorema, Stevin diz que: - Quando dois pontos de uma mesma porção de um mesmo líquido em equilíbrio estão no mesmo nível, significa que estão submetidos à mesma pressão.
Teorema de Stevin: "A diferença entre as pressões de dois pontos de um fluido em equilíbrio é igual ao produto entre a densidade do fluido, a aceleração da gravidade e a diferença entre as profundidades dos pontos."
Se o peso do corpo for maior que o empuxo exercido pelo fluido, o objeto afundará; Se o peso do corpo for igual ao empuxo exercido pelo fluido, o objeto permanecerá em equilíbrio; Se o peso do corpo for menor que o empuxo exercido, o objeto flutuará até a superfície do fluido.
Inicialmente o líquido alcança o mesmo nível em ambos os ramos do tubo como se vê na figura. Isto se dá porque a pressão exercida na superfície livre do liquido contido no ramo esquerdo é a mesma pressão exercida sobre a superfície da membrana; esta pressão é a pressão atmosférica.
Esse conceito apresenta a ligação de dois ou mais recipientes e corrobora o princípio da Lei de Stevin. ... Em outras palavras, um recipiente ramificado em que os tubos se comunicam entre si, constitui um sistema de vasos comunicantes, por exemplo, o vaso sanitário, em que a água permanece sempre no mesmo nível.