A Ilha de Creta, na Grécia, é mais conhecida por ser um famoso cenário da mitologia grega. Segundo algumas histórias mitológicas, Creta foi governada pelo Rei Minos, filho de Zeus e Europa. Sob suas ordens, na ilha, foi construído por Dédalo o labirinto do Minotauro, criatura que foi derrotada pelo herói Teseu.
Chania, Heraklion, Rethymnon e Agios Nikolaos são as principais cidades da ilha.
- Creta era uma cidade-estado, que possuía um sistema de governo monárquico, pois era governada por um rei. - Com o desenvolvimento do comércio marítimo, os cretenses fundaram colônias em ilhas do mar Egeu e na região da Sicília.
Essa civilização tinha conhecimento da escrita, desenvolveu uma rica produção artesanal e um imenso comércio marítimo. Os cretenses habitavam a ilha de Creta, situada no Mar Mediterrâneo, entre a Grécia, a Ásia Menor e o Egito. ... A partir de 2000 a.C. já se destacavam como senhores do comércio no Mar Egeu.
No ano de 1750 a.C. um grande terremoto ou um processo de invasão territorial interrompeu o desenvolvimento da civilização cretense. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Durante o governo do Rei Cnossos, por volta de 1700 a.C., iniciou-se a reorganização dos cretenses.
Os cretenses foram um povo que formou a Civilização Minoica, na ilha de Creta, localizada no mar Egeu.
Significado de Cretense adjetivo Relativo a Creta. substantivo masculino e feminino Natural ou habitante de Creta.
Esse arqueólogo foi o responsável por nomear os cretenses de “minoicos” em referência a Minos, lendário rei de Creta.
A civilização cretense aflorou na ilha de Creta, que fica no mar Egeu. Ela também é chamada de minoica em razão do lendário rei Minos, que teria fundado tal civilização. Já a civilização micênica estruturou-se na parte continental, em torno da cidade de Micenas, localizada próxima a Atenas.
Talassocracia é a forma de governo que baseia o seu poder na dominação marítima. No caso dos cretenses, todo o poder de Cnossos, principal cidade da ilha, estava baseado na hegemonia do Mar Egeu, que era exercida pela frota cretense. Os fenícios foram outro povo da Antiguidade que baseou o seu poder na talassocracia.
A arte cretense (ou minoica), que serviu de inspiração para a arte grega, era caracterizada pela praticidade, pelo estilo que buscava a mímesis (cópia do real, as coisas eram pintadas tal como eram na realidade, sem abstração ou interpretação artística) e pelos conteúdos mitológicos.
Inicialmente, os cretenses praticavam uma agricultura especializada, cultivando cereais, oliveiras e vinhas, e criavam animai, mas na verdade o comércio é que era a base da economia.
Resposta. os aqueus foram precursores dos gregos.us cretenses também os cretenses eram mais desenvolvidos mais viviam numa ilha (de Creta). os aqueus dominaram as terras da Grecia,e quanto entraram em contato com cretenses a cultura Gregra teve um florescimento gurgiu que chamamos provavelmente de Gregro .
O palácio de Cnossos serviu de modelo, ou ao menos de inspiração, aos demais palácios em Creta. O átrio cheio de colunas na parte norte do palácio, além de ser uma das entradas do palácio, tinha no seu piso superior, agora destruído, uma cozinha como em Zacro, pois assim apontam os vestígios cerâmicos ali encontrados.
Os micênicos foram uma das grandes civilizações do Período Pré-Homérico, existindo entre 1600 a.C. e 1200 a.C. Os historiadores debatem sobre suas origens, mas não há muito esclarecimento sobre isso. ... A decadência micênica, por volta de 1200 a.C., provavelmente foi causada por invasões estrangeiras.
- Período Creto-micênico: chegada dos povos arianos (aqueus, eólios, jônios e dórios), os micênicos (aqueus) dominam o mar Egeu ao conquistar Creta, terminou com a 1ª diáspora grega (com a violenta invasão dórica, a população fugiu pro interior e pra Ásia Menor).
Os micênicos, também conhecidos como aqueus, formaram a última grande civilização desse período, e sua sociedade possuía um comércio ativo e era governada por um rei auxiliado por uma aristocracia guerreira.
A Civilização Micênica foi a civilização que se desenvolveu após o domínio da Ilha de Creta e o fim da civilização minoica. Seu principal centro era Micenas, que influenciava o Mediterrâneo, formada por uma aristocracia voltada para a guerra e preparada para combates.
A sociedade Micênica tinha uma organização bastante hierarquizada em torno da família real e da aristicracia. O povo dedicava-se ao comércio e à pilhagem de guerra. Seu raio de ação compreendia Tróia, Sicília, Península Itálica e até mesmo o Oriente.