Isso significa que, com o passar do tempo, haveria um momento em que a concentração dos íons zinco em solução ficaria muito grande e a concentração de cátions cobre ficaria muito baixa. Assim, ambos os eletrodos perderiam a neutralidade e a reação acabaria, a pilha pararia de funcionar.
A ponte salina pode ser substituída por um fio de platina? R: A ponte salina serve para despolarizar o circuito da célula, transferindo íons de um para outro lado no cato e no anodo. Com a substituição da ponte salina por um fio de platina as reações eletroquímicas que ocorrem são outras.
A ponte salina permite a migração dos íons entre as soluções dos eletrodos. Os ânions (íons negativos) migram para o ânodo e os cátions (íons positivos) migram para o cátodo, assim, a quantidade de cátions e de ânions na solução de cada eletrodo permanece em equilíbrio, prolongando o funcionamento da pilha.
Por que se faz necessário lixar as placas antes de irem para os béqueres? A fim de se remover impurezas e óxidos das lâminas, que dificultam as reações.
2) Por que é necessário lavar os terminais com o circuito desligado? Para não haver passagem de corrente, podendo ocasionar acidentes (choque) por causa do circuito estar conectado a fonte.
Esse eletrodo-padrão é o eletrodo de hidrogênio, temperatura igual a 25ºC ou 298K, pressão igual a 1 atm e eletrodo mergulhado em uma solução de 1 mol/L que contenha os seus íons) é igual a zero.