O que é temperatura de cor? Um critério que classifica em quente, neutra ou fria a tonalidade de cor da luz emitida por uma fonte luminosa. As avermelhadas são mais frias que as azuladas. Esta classificação refere-se à sensação visual da luz.
O índice de reprodução cromática, ou CRI (“Colour Rendering Index”) como é normalmente conhecido, representa o grau de fidelidade com que as fontes de luz revelam a cor ou cores dos objetos iluminados em relação à aparência dessas cores quando iluminadas por uma fonte de luz ideal ou pela luz natural do dia (luz solar) ...
Índice R9. Dentro do IRC, o R9 se refere à cor vermelha. Os tons avermelhados de obras de arte, tons de pele, elementos amadeirados e alimentos, quando iluminados por fontes luminosas com alto R9, são reproduzidos com maior fidelidade. Ou seja, o vermelho pode ser visto com mais intensidade.
Toda fonte de luz artificial possui um IRC, escala que varia de 0 à 100. Atualmente a lâmpada incandescente é tomada como referência, considerada, portanto com IRC 100.
O Índice de Reprodução de Cor, conhecido como IRC ou Ra, é a medida de correspondência entre a cor real de um objeto ou superfície e sua aparência diante de uma fonte luminosa. ... Atualmente a lâmpada incandescente é tomada como referência, considerada, portanto com IRC 100.
Há uma influência muito grande do uso de um determinado tipo de luz para a venda de alimentos pois a física explica a interação entre as cores de modo que um objeto verde por exemplo, só consegue absorver verde ou branco, desse modo , uma lâmpada incandescente (amarelada) não seria adequada para iluminar um pimentão ...
Luz branca: proporciona uma situação de atenção, de foco, melhor visibilidade, deixa o ambiente sempre mais em alerta. Indicada para cozinha e áreas de escritório. Luz amarela: com um toque dourado, traz um aconchego, como se fosse um descanço para os olhos. Indicada para quarto e sala de casa.
Temperatura cor de quente no ambiente Para ambientes que necessitam de uma iluminação com temperatura mais quente, o ideal é utilizar entre 2700K a 3000K. Geralmente a temperatura de luz com nível mais baixo de luminância tem como conceito a sofisticação e o aconchego.
A luz solar é a nossa principal fonte e tendo ela como base podemos perceber que a sua temperatura sofre variações de “cor” durante o dia. Ao meio dia por exemplo a luz é mais branca ou fria, tendo por volta de 5500K. Já no início da manhã e no final da tarde, a luz emitida pelo sol tem uma aparência mais “quente”.
A Temperatura de Cor expressa a aparência de cor da luz emitida pela fonte de luminosa. Quanto mais alta a temperatura de cor, mais clara é a tonalidade de cor da luz. Quando falamos em luz morna ou fria, não estamos nos referindo ao calor físico da lâmpada, e sim a tonalidade de cor que ela irradia ao ambiente.
A luz neutra, entre 3.
Em vista disso, podemos fazer um intervalo que agrupe as temperaturas de cor da seguinte forma: Valores mais baixos, de até 3.
São as luzes amareladas que possuem menor índice de graus Kevin. Elas transmitem sensação de relaxamento, descanso, aconchego e tranquilidade. Onde usar: quartos, sala de jantar, de estar e de TV.
Branco quente – se refere ao tom mais avermelhado – produz maior relaxamento- lâmpadas 2700~3200K, cor similar às lâmpadas incandescentes. Branco frio – se refere ao tom mais claro do amarelo ao branco que é a cor mais fria – maior atividade – lâmpadas 5500~6500K , cor similar às lâmpadas fluorescentes.
Por não trazer a sensação de relaxamento como a Luz Quente, os tons mais frios são os aconselhados para atividades que requerem maior atenção. A Luz Neutra possui um tom mais branco do que a anterior, porém não chega a ser “desagradável” aos olhos.
Para saber qual a quantidade de iluminância necessária no ambiente deve-se multiplicar o valor do lux médio pela área total do cômodo (NBR 5413). Caso queira apenas saber se a quantidade de luz existente é o suficiente para aquele ambiente, é só somar o lúmen de todas e dividir esse valor pelo metro quadrado.
“A melhor maneira de escolher uma lâmpada é conhecer o ambiente que vai ser iluminado e seus objetos. E, a partir daí, especificar a temperatura de cor, o IRC, a vida útil, o fluxo luminoso e a potência”, explica Rubens Rosado G.
Como regra geral, podemos usar a seguinte fórmula: lux médio desejado x área do ambiente. Por exemplo: se a área geral da sala tiver 8 metros quadrados, o cálculo será 8 x 150 = 1.
A FÓRMULA PARA ILUMINAÇÃO Então se você tem um cômodo de 5 metros de largura x 4 metros de comprimento, em uma sala ampla, por exemplo, multiplique por 3,2 e o resultado será 64 watts (em iluminação LED) , que é o a potência necessária aproximada para iluminar adequadamente a sua sala.
Observe a tabela abaixo:
Tabela de Lúmens