Síndromes paraneoplásicas (associadas ao câncer — consulte também Considerações gerais sobre o câncer) ocorrem quando um câncer causa sintomas incomuns devido a substâncias que circulam na corrente sanguínea. Essas substâncias podem ser hormônios produzidos pelo tumor ou anticorpos produzidos pelo sistema imunológico.
Ptose parcial ocorre como um resultado da paralisia do músculo do Müller, que é inervado pela via simpática. Miose é a diminuição do diâmetro da pupila resultante da paralisia do músculo dilatador da íris, que acontece quando há uma interrupção da inervação simpática destinada a esse músculo.
O Ápice Pulmonar é arredondado e se insinua pela base do pescoço, alcançando 2,5 a 4 cm acima do nível do esterno e da 1º costela. Um sulco produzido pela artéria subclávia, quando ela se curva sobre a pleura, corre para cima e lateralmente imediatamente abaixo do ápice.
O “carcinoma broncogênico” já foi uma designação específica do câncer originado no brônquio, geralmente carcinoma de células pavimentosas (oat cells = células em aveia) ou de pequenas célula, atualmente o termo se refere a qualquer câncer do pulmão.
Chamamos de carcinoma o câncer que se origina de um tecido epitelial, ou seja, o tecido que recobre nossa pele e a maioria dos nossos órgãos.
Sintomas de Câncer de pulmão metastático
Sintomas de metástase
Sinais e sintomas do câncer de pulmão Tosse que não passa ou piora com o tempo. Falta de ar, chiado no peito ou rouquidão. Dor no peito que não passa e piora quando a pessoa respira fundo, tosse ou dá risada. Dor no braço ou no ombro.
Em geral, o diagnóstico vem de uma análise de uma tomografia de tórax ou radiografia de tórax, bem como pela biópsia do tumor.
O câncer de pulmão apresenta três alternativas terapêuticas: cirurgia, radioterapia e quimioterapia, que podem ser associadas para se obter melhores resultados. Tumores restritos ao pulmão, nos estágios I e II, devem ser operados e removidos, com chance de cura de até 70%.
Infecções como a tuberculose ou oriundas de fungos formam nódulos visíveis nos exames de imagem. Outra possibilidade muito comum é a de um tumor benigno . Em alguns casos, porém, pode indicar a presença de um tumor maligno (câncer) de pulmão em estágios iniciais.
De uma forma geral, apenas nódulos maiores do que 1,0 cm (um centímetro) são candidatos para punção. Porém, nem todos os nódulos desse tamanho precisam ser puncionados. Conforme o grau de suspeita, os limites de tamanho do nódulo para indicar punção podem variar, podendo chegar até 2,5 cm (dois centímetros e meio).
Quando o nódulo não está calcificado quer dizer que ele não é apenas uma cicatriz. Ser justa pleural quer dizer que fica junto a pleura, ou seja, uma “cobertura” que envolve os nossos pulmões. Lobo superior esquerdo é a parte mais alta do seu pulmão esquerdo. Todo nódulo Pulmonar deve ser visto por um pneumologista.
Define-se o nódulo pulmonar solitário como a lesão discreta, com diâmetro entre 3 mm e 3 cm, que é completamente circundada por parênquima. Frequentemente, tais nódulos são detectados de modo acidental, ao realizar-se uma radiografia de tórax.
Olá, frequente os nódulos calcificados são achados de tomografia computadorizada. Benignos, indicam que houve algo no passado, já resolvido e agora calcificado, algo como uma cicatriz, residual. Na maioria das vezes nem precisam de seguimento, tampouco repetição de exames mais tarde.
As metástases hematogênicas comumente formam múltiplos nódulos arredondados, de tamanhos variados, que predominam nas porções inferiores dos pulmões, poupando os ápices(2,5). Eventualmente, contudo, assumem aspectos menos típicos, podendo dificultar o diagnóstico radiológico.
Fosco e dos Nódulos Sub-sólidos Nódulos pulmonares são pequenas alterações esféricas comumente identificadas incidentalmente nas imagens de tórax (Rx e/ou TC). . Opacidades em vidro fosco são um subtipo de nódulos pulmonares ou massas não uniformes e com densidade menor do que nódulos sólidos.
Como o sinal da silhueta aparece quando 2 estruturas contíguas têm densidade semelhante, a parte do pulmão acometida por esse infiltrado é a parte não contígua à borda direita do coração; essa parte é o lobo inferior direito.