É uma doença genética caracterizada por um prolongamento anormal de uma medida do eletrocardiograma denominada intervalo QT. Ocorre por uma anormalidade nos canais de potássio ou sódio do coração e podem cursar com arritmias graves em indivíduos jovens e saudáveis.
As síndromes do QT longo podem ser herdadas como mutações congênitas dos canais iônicos que carregam o potencial ação cardíaco, ou então adquiridos, como resultado de drogas que bloqueiam estes potenciais iônicos. Outras causas comuns das torsades de pointes incluem diarreia, hipomagnesemia e hipocalemia.
Torsades de pointes é uma forma específica de TV polimórfica em pacientes com um intervalo QT longo. Se caracteriza por complexos QRS irregulares rápidos, que parecem estar se contorcer em torno da linha de base do eletrocardiograma (ECG).
O que sua alteração causa? A repolarização ventricular é o intervalo de onda no eletrocardiograma (ECG) que representa a fase em que o coração está se preparando para uma nova contração.
Vamos explicar detalhadamente: – Alterações: Significa, óbvio, que existe uma alteração no eletrocardiograma – essa é fácil. – Difusas: Significa que essa alteração está presente em todo o eletrocardiograma, pois se não fosse assim, o termo seria: Alterações Localizadas da Repolarização ventricular.
As alterações da repolarização (primárias ou secundárias) são anormalidades do segmento ST e da onda T que acontecem por distúrbios na forma e/ou duração dos potenciais de ação na fase de repolarização.