EQST

O Que A Sade Materno Infantil?

O que é a saúde materno infantil?

O Programa, lançado em junho de 2000, tem como principal estratégia assegurar a melhoria do acesso, da cobertura e da qualidade do acompanhamento pré-natal, da assistência ao parto e puerpério das gestantes e ao recém-nascido, na perspectiva dos direitos de cidadania.

O que é Materno Infantil?

Atende gestantes que necessitam de atendimento de emergência e urgência, mulheres durante o período de parturição (pré-parto, parto e pós-parto imediato) e recém-nascidos nas primeiras horas de vida. Atende também as gestantes que necessitam de internação hospitalar, seja para tratamento ou para o parto.

O que é nutricionista Materno-infantil?

O nutricionista materno infantil é o profissional de saúde que avalia o estado nutricional do paciente realizando levantamento alimentar, elabora um diagnóstico nutricional com base em dados clínicos alimentares e de medidas corpóreas, prescreve e supervisiona a terapêutica nutricional.

Como se escreve Materno Infantil?

Relativo à mãe ou à futura mãe e ao seu filho (ex.: cuidados materno-infantis ). Plural: materno-infantis . Plural: materno-infantis . Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: maternoinfantil.

O que é a saúde materna?

Todas as mulheres precisam ter acesso a cuidados pré-natais durante a gestação, cuidados capacitados durante o parto e cuidados e apoio nas semanas após o parto. A saúde materna e do recém-nascido estão intimamente ligadas.

Como melhorar a saúde materna no mundo?

O quinto Objetivo de Desenvolvimen- to do Milênio (ODM 5) é melhorar a saúde materna. São duas metas globais a serem atingidas até 2015: A) reduzir a mortalidade materna a três quartos do nível observado em 1990; e B) universalizar o acesso à saú- de sexual e reprodutiva.

Qual a taxa de mortalidade materna no Brasil?

O Brasil conseguiu reduzir em 8,4% entre 2017 e 2018 a Razão de Mortalidade Materna (RMM), um dos principais indicadores de qualidade de atenção à saúde das mulheres no período reprodutivo. Em 2018, a RMM no país foi de 59,1 óbitos para cada 100 mil nascidos vivos, enquanto no ano anterior era de 64,5.

Como calcular a taxa de mortalidade materna?

x 100.

O que a taxa de mortalidade materna reflete?

Interpretação do indicador Taxa ou coeficiente de mortalidade materna é o indicador utilizado para conhecer o nível de morte materna (Laurenti, 1994). O indicador permite estimar a freqüência de óbitos femininos atribuídos às causas em questão em relação ao número de nascidos vivos.

O que é a mortalidade materna?

Morte materna é a morte de uma mulher durante a gestação ou até 42 dias após o término da gestação, independentemente da duração ou da localização da gravidez. É causada por qualquer fator relacionado ou agravado pela gravidez ou por medidas tomadas em relação a ela.

Quais as principais causas da mortalidade materna?

Causas da mortalidade materna

  • Hipertensão (pré-eclâmpsia e eclâmpsia);
  • Hemorragias graves (principalmente após o parto);
  • Infecções (normalmente depois do parto);
  • Complicações no parto;
  • Abortos inseguros.

Qual a principal causa de mortalidade materna no Brasil?

As duas principais causas específicas de morte materna no Brasil são a hipertensão e a hemorragia. Outras causas obstétricas diretas importantes são a infecção puerperal e o aborto.

O que é morbidade e mortalidade materna?

Mortalidade e morbidade materna. A Organização Mundial da Saúde (OMS) define a mortalidade materna como a morte de uma mulher durante a gravidez ou nos 42 dias após a gravidez, seja qual for a duração e o local da gravidez, por qualquer causa relacionada ou agravada pela gravidez ou manejo da mesma (289).

O que é mortalidade materna direta e indireta?

Morte materna obstétrica direta é a que ocorre por complicações obstétricas durante a gravidez, o parto ou o puerpério. Morte materna indireta é aquela resultante de doenças pré-existentes à gestação ou que se desenvolveram durante este período e que não foram provocadas por causas obstétricas diretas.

Como evitar a mortalidade materna?

A redução de cesáreas e o aconselhamento sobre os benefícios do parto normal são ações que podem contribuir para a redução da mortalidade materna.

O que fazer para não ter complicações no parto?

“A adequada condução do trabalho do parto, a criação de uma boa relação entre médico e paciente, o esclarecimento de dúvidas e probabilidades e a boa condução do pré-natal são fatores fundamentais e que diminuem os riscos de complicações.

O que é morte neonatal?

O óbito neonatal é definido como a morte de um neonato antes de 28 dias de vida completos.

O que fazer para reduzir a mortalidade materna?

Para reduzir a mortalidade materna, é necessário que as mulheres beneficiem-se de recursos tecnológicos como, medicamentos e outros materiais médicos e, atenção especializada, prevendo agravos durante todo o momento reprodutivo, até mesmo nos intervalos do mesmo (MANDÚ; ANTIQUEIRA; LANZA, 2009).