Ainda que não exista uma estrutura fixa, para produzir um relato pessoal é essencial estarmos atentos a alguns pontos, por exemplo: quem? (narrador que produz o relato), o que? (fato a ser narrado), quando? (tempo), onde? (local que ocorreu), como? (de que maneira aconteceu o fato) e porque? (qual o causador do fato):
O relato pessoal é um gênero textual com função de documentar memórias ou vivências de um indivíduo ou até de um grupo.
As características de um relato pessoal são: possui personagens, possui narrador, possui tempo, lugar e modo como as coisas aconteceram.
Características: Escrita no tempo passado (verbo no pretérito); Linguagem informal; Enredo pessoal (apresenta a opinião do autor sobre o lugar, a cultura, as pessoas, a gastronomia);
Quais características do gênero relato pessoal, indicadas abaixo, podem ser identificadas estão presentes nesse fragmento? 1 ponto a) Narração em primeira pessoa. b) Descrição técnica de cenários. c) Uso de recursos literários, como a comparação.
O texto injuntivo ou instrucional está pautado na explicação e no método para a concretização de uma ação. Ele indica o procedimento para realizar algo, por exemplo, uma receita de bolo, bula de remédio, manual de instruções, editais e propagandas.
Como exemplos representativos, podemos citar uma infinidade deles: receitas culinárias, bulas de medicamentos, manuais de instrução relacionados a aparelhos eletroeletrônicos, guias e mapas rodoviários, editais de concursos públicos, manuais referentes a jogos com um todo, dentre outros.
Quão grande é a variedade de textos que participam do nosso cotidiano! Propagandas, jornais, revistas, correspondências. ... São os chamados Textos Instrucionais. Os mesmos têm função única e exclusivamente informativa.
A questão da linguagem é um exemplo nítido desta ocorrência. Diante disso, daremos ênfase aos aspectos estruturais dos chamados textos instrucionais, os quais pertencem aos gêneros textuais, cuja finalidade do discurso é de instruir, orientar sobre algo.
Resposta. Resposta: Manuais de eletrodomésticos, jogos eletrônicos, receitas culinárias, rótulos de embalagens de uma forma geral, entre outros.
É um texto que exige muita precisão, pois qualquer troca ou falta de um dos materiais ou ingredientes causa problemas na execução da tarefa. Apresenta uma organização lógica. Essa ordem pode obedecer: * a uma sequência cronológica ( um passo só pode ser feito depois de outro);
Alguns exemplos mais comuns desse tipo de texto são as receitas culinárias, manual de instrução, guias de cidades, regras de jogos, folhetos explicativos, instruções de remédio, como manusear um eletrodoméstico, folhetos explicativos, etc.
O Manual de Instruções é um gênero textual do tipo injuntivo, que tem a função de apresentar, ensinar a montar, operar, armazenar e conservar um equipamento. O Manual de Instruções serve também para apresentar regras de jogos. Por se tratar de texto utilitário, a redação é econômica, com vocabulário simples.
Manual de instruções, manual do usuário ou manual do utilizador é um folheto que ensina a operar um equipamento, um objeto, um software ou uma ferramenta. Muitas vezes o manual vem com imagens, para, não só ilustrá-lo, como ajudar na compreensão.
Resposta. "Um texto instrucional é aquele cuja função é instruir, ensinar, mostrar como algo deve ser feito. Descrevem as etapas que devem ser seguidas para um determinado procedimento."