CLASSIFICAÇÃO: As dislipidemias podem ser classificadas como: - Hipercolesterolemia isolada (aumento isolado do LDL colesterol); - Hipertrigliceridemia isolada (aumento isolado dos triglicerídeos); Page 6 6 - Hiperlipidemia mista (aumento do LDL colesterol e dos triglicerídeos);
Proteínas de alimentos de origem vegetal, como o tremoço, lentilha, feijão caupi e soja têm sido descritas como hipocolesterolêmicas. Assim, objetiva-se apresentar a ação hipocolesterolêmica das proteínas de leguminosas, com ênfase nos aspectos relativos ao mecanismo de ação.
Hipercolesterolemia Familiar pode aumentar em 30 vezes o risco de problemas cardíacos. Cerca de 200 mil pessoas possuem essa enfermidade silenciosa, que pode provocar doença arterial coronariana, infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral ainda em idade jovem.
O tratamento da hipercolesterolemia familiar deve incluir medicamentos e mudanças no estilo de vida. A opção de um estilo de vida mais saudável na alimentação e com prática de atividade física ajuda a controlar o colesterol. Estima-se que uma orientação nutricional possibilita redução de 10 a 15% nos níveis.
Alguns indivíduos com história familiar de níveis elevados de triglicerídeos no sangue têm uma condição médica conhecida como hipertrigliceridemia familiar. Pessoas com essa condição podem receber drogas redutoras de triglicérides, como fibratos, para o tratamento da hipertrigliceridemia.
O colesterol é um tipo de gordura natural do corpo e agente de funções importantes no organismo. Porém, quando esse tipo de substância atinge um nível muito elevado, os cuidados com a saúde do coração devem ser redobrados. Framboesa, amora, mirtilo, cranberry, goji, cereja, açaí, morango.
A hipercolesterolemia familiar (HF) é uma doença genética que se caracteriza por níveis bastante aumentados do colesterol. Devido a esse nível, existem manifestações precoces de ataques cardíacos, necessidade de cirurgias de pontes de safena ou angioplastia, entre outras.
A dislipidemia é caracterizada pela presença de níveis elevados de lipídios (gorduras) no sangue. Colesterol e triglicérides estão incluídos nessas gorduras, que são importantes para que o corpo funcione. No entanto, quando em excesso, colocam as pessoas em alto risco de infarto e derrame.