- As articulações não são prejudicadas, porque é um esporte sem impacto e ainda exercita os tendões e ligamentos; - Melhora a coordenação motora; - Ajuda a definir músculos de diversas partes do corpo, principalmente braços, costas e peitoral.
No borboleta o nadador fica deitado com a barriga para baixo e precisa movimentar o corpo através de ondulações do quadril até os membros inferiores. Em seguida ele puxa os braços para fora da água, os jogando simultaneamente para frente completando assim a braçada.
Em geral, a natação tem ótimos ganhos cardiorrespiratórios. O nado Borboleta pode ser destacado nesse sentido por ter um trabalho de respiração ligado a força. Os exercícios respiratórios contribuem para o tratamento de doenças como asma e bronquite.
A natação facilita a musculatura inspiratória e expiratória, aumenta a entrada e saída de ar e consegue coordenar o sistema respiratório como um todo. A caminhada trabalha os pulmões e a capacidade respiratória.
Há quem consiga acordar cedo e ainda ter disposição para nadar independente a temperatura da água. Outros preferem reservar um tempinho pouco antes do almoço, à tarde (ótimo para quem tem flexibilidade de horário) ou à noite.
Os horários ideais para tomar sol são antes das 10h e depois das 16h, quando a radiação do sol – raios UV – não é tão forte e é mais saudável para o corpo. Entre esses horários, encontre uma sombra e passe filtro solar a cada duas horas ou toda vez que sair do mar, mesmo que produto seja à prova d´água.
O melhor período para visitar a região é no inverno, junho, julho e agosto, periodo em que não chove por lá, em virtude da sua posição geográfica. há mais de um ano.
Função calmante Por isso, os praticantes têm a sensação de sonolência após saírem da água. Além dos exercícios respiratórios praticados na água, exercitar-se na piscina promove uma sensação de relaxamento (principalmente quando a água é aquecida), o que contribui para uma boa noite de sono.
O cansaço excessivo pode indicar, além de falta de tempo para descansar, algumas doenças como anemia, diabetes, alterações da tireoide ou até mesmo depressão.
O exercício aeróbico melhora o condicionamento físico, a respiração, o fôlego e a resistência dos músculos, entre eles o coração, que passa a bombear mais oxigênio por meio do sangue para todo o corpo, favorecendo o trabalho de todas as células do organismo. ... Fazer natação vai muito além do preparo físico.
Excesso de hormônios ligados ao estresse e falta de sono adequado comprometem o funcionamento do corpo e elevam risco de doenças. Sentir-se cansado é uma descrição genérica que ocorre pela ação de três processos no corpo. Um deles é o excesso de cortisol e de noradrenalina.
6 táticas para se livrar do cansaço