A expressão ―centralidade da cultura‖ indica aqui a forma como a cultura penetra em cada recanto da vida social contemporânea, fazendo proliferar ambientes secundários, mediando tudo.
A centralidade da cultura também impacta a vida interior das pessoas, pois atua na composição de subjetividade, identidade, na fabricação das diferenças, dos sujeitos participantes da sociedade contemporânea. ... A construção das identidades sociais se dá no interior da representação, por meio da cultura, e não fora dela.
Resposta. A cultura está presente sempre que os seres humanos se organizam em sociedade. Todo aspecto de determinada cultura tem a sua própria dinâmica, pois não existe nenhuma sociedade humana que esteja isenta de transformações com o tempo e contato com outras culturas.
O Brasil apresenta grande diversidade cultural devido aos colonizadores que chegaram (europeus), aos índios que já habitavam e os negros que foram trazidos. E todas essas culturas ainda hoje exercem influência na diversidade cultural do país. A diversidade denomina a diferença, pluralidade e variedade.
Há que se destacar a importância da identidade cultural de cada país. ... Portanto, trata-se de um exercício complexo determinar uma identidade nacional para um país formado de diversas culturas, hábitos e povos oriundos de vários lugares do mundo.