Em Deuteronômio, agora no capítulo 7 e em seu versículo 26, a Bíblia diz que não devemos trazer para dentro da nossa casa, imagens, para não sermos amaldiçoados. ... A Bíblia diz também, que toda pessoa que faz a imagem de escultura, também se torna maldita, pois a mesma está sendo a autora direta da abominação.
A honra prestada às santas imagens é uma «veneração respeitosa», e não uma adoração, que só a Deus se deve", ou seja, segundo a Igreja Católica, as imagens são para venerar, mas a adoração é devida somente para a Deus. ... se ajoelhamos, nós adoramos a Cristo, e veneramos os santos".
Desde os primeiros séculos os cristãos pintaram e esculpiram imagens de Jesus, de Nossa Senhora, dos Santos e dos Anjos, não para adorá-las, mas para venerá-las. As catacumbas e as igrejas de Roma, dos primeiros séculos, são testemunhas disso.
O culto cristão das imagens não é contrário ao primeiro mandamento, que proíbe os ídolos. ... O "Catecismo da Igreja Católica" postula que Deus deu permissão para imagens que simbolizam a salvação cristã por símbolos, tais como a Serpente de Bronze e o querubim na Arca da Aliança.
A forma apocopada "São" emprega-se antes de nomes começados por consoante. Ex.: São Pedro, São José e São Paulo estão nos protegendo. "Santo" precede nome que começa com vogal ou com (h). ... Para os nomes próprios femininos, usa-se somente a forma "Santa".
Acreditava-se que, por causa do martírio, o santo compartilhava dos sofrimentos de Jesus e ganhava acesso imediato à presença de Deus. Seria, portanto, capaz de interceder, pedindo que Deus protegesse e ajudasse os demais fiéis.
Os católicos romanos acreditam na Imaculada Conceição de Maria, proclamada em Ex Cathedra pelo Papa Pio IX em 1854. Este dogma afirma que ela estava cheia de graça, desde o momento de sua concepção no ventre de sua mãe, sendo preservada da mancha do pecado original.
Os ortodoxos acreditam que Maria teria tido uma morte natural, que sua alma foi recebida por Cristo após a morte, que seu corpo foi ressuscitado no terceiro dia após a morte (depois do túmulo ter sido encontrado vazio) e que ela foi corporalmente elevada aos céus numa antecipação da ressurreição dos mortos geral.
Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora de Fátima são a mesmíssima pessoa: Maria de Nazaré, a mãe de Jesus. ... Ela tão somente recorre a seu filho, Jesus. Este, sim, dispõe de poder, porque é Deus. Desta feita, as graças chegam por intermédio de Maria, mas quem as dá é Cristo.
' Disse a Senhora que queria que fossem lá, seis meses a fio, e que, por fim, diria o que queria” (Maria Rosa, .
Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi proclamada Rainha do Brasil e sua Padroeira Principal em 16 de julho de 1930, por decreto do papa Pio XI. A imagem já havia sido coroada anteriormente, em nome do papa Pio X, por decreto da Santa Sé, em 1904.
Qual é a cor de Nossa Senhora da Conceição Aparecida? Branca ou negra? Para alguns, a escultura de barro ganhou seu característico tom escuro por causa do lodo do Paraíba do Sul. "A cor escura foi resultado da ação do tempo e da água do rio", crava o jornalista Ricardo Marques.
"Ó incomparável Senhora da Conceição Aparecida. Mãe de Deus, Rainha dos Anjos, Advogada dos pecadores, refúgio e consolação dos aflitos e atribulados, Virgem Santíssima cheia de poder e de bondade, lançai sobre nós um olhar favorável, para que sejamos socorridos por vós, em todas as necessidades em que nos acharmos.
Ó Senhora minha! Ó minha Mãe! Eu me ofereço todo(a) a Vós, e em prova da minha devoção para convosco, Vos consagro neste dia e para sempre: os meus olhos, os meus ouvidos, a minha boca, o meu coração e inteiramente todo o meu ser.
Senhora, fazei que eu um dia tenha parte nessa alegria e que possa em companhia dos anjos, louvar-vos e bendizer-vos eternamente." "Ó aurora nascente e pura, Imaculada Maria, eu me alegro e exulto convosco porque no mesmo instante da vossa Conceição, fostes confirmada em graça e tornada impecável.
nove dias
às 15h
12 de outubro