Ponte rolante. As pontes rolantes, por definição, são grandes máquinas que funcionam como um guincho porém presas à uma viga elevada que permite com que o guincho elétrico possa se locomover na horizontal (eixo X e Y), facilitando a elevação da carga no eixo Z (vertical).
Em uma ponte pênsil a pista é sustentada verticalmente e pode ser mais leve. Em compensação, pontes estaiadas são mais rígidas, o que reduz o balanço e oscilações da pista. O viaduto Millau é um exemplo de ponte estaiada tipo harpa. Os cabos que suportam a pista passam pelo pilar em alturas diferentes.
O freio para ponte rolante trabalha sob em um eixo com uma polia de frenagem acoplada. ... Estes movimentos podem ser de translação da ponte rolante sob seu caminho de rolamento, translação do carro da ponte rolante sob a viga da ponte rolante ou interromper o movimento de elevar ou abaixar a carga.
Carro ou trolley da Ponte Rolante é a parte da estrutura que aguenta o mecanismo de levantamento de carga, se move na direção transversal ao sentido da Ponte Rolante. ... Carro trata-se de um projeto moderno e inovador utilizado em Pontes Rolantes a translação da carga.
Para projetar uma ponte rolante é necessário seguir a norma ABNT NBR (8400, 1984), e outras caso necessário, pois elas dão a sustentação do projeto para que esse equipamento tenha segurança e eficiência.
A ponte rolante STAHL modelo SMALLCRANE é composta por uma única viga de perfil laminado especial, obtendo-se assim um equipamento de baixo peso próprio, com uma excelente relação custo x benefício. Além disso, torna-se uma solução ideal para cargas leves, com capacidades até 6.
A definição de trolley, na língua inglesa, refere-se a veículo que trafega sobre trilhos. Em alguns países, o termo acabou tornando-se sinônimo de bonde eletropropelido. Com o desenvolvimento da tecnologia de pontes rolantes, o conceito migrou para o cursor que trafega sobre as vigas (trilhos) horizontais.