A Orixá Iansã é representada com uma alfange (foice), a calda de um animal nas mãos e o chifre de um búfalo na cintura.
O eruexim está presente na representação da Mãe Iansã e, o material utilizado em sua fabricação é a crina do rabo de boi ou do búfalo. O instrumento é usado para retratar o vento e a limpeza que ele proporciona.
Por isso; Iansã utiliza o eruexin, instrumento mágico que conduz e subjuga os espíritos sem evolução. Dentre seus paramentos está também a espada, pois trata-se de uma orixá guerreira.
Iansã. Instrumento Sagrado da Orixá Iansã, Matamba ou Oya, independe da nação em que é cultuada. Esse Instrumento atemporal que ela carrega lhe confere poderes sobre o mundo dos vivos e mortos.
Os filhos de Iansã normalmente são pessoas com um magnestismo pessoal muito forte, com postura alongada e imponente. Carismáticos e fortes, atraem o olhar por onde vai, e eles adoram essa atenção toda ao seu redor, pois gostam de ser paparicados e elogiados.
Oxossi:abacate, abacaxi, abio, abóbora, amendoim, bacaba, bacuri, banana, butiá, cacau, caju, camboatá, cana-de-açúcar, carambola, cenoura, coco verde, coco seco, fruta do conde, goiaba, guabiroba, laranja, maçã, mandioca, mamão, manga, mangaba, melão, milho verde, moranga, morango, murici, nêspera (ameixa branca), ...
1 Cará (ou 1 inhame caso não encontre o cará) 1 pacote de palitos de mariô (pode usar também palitos de churrasco ou, ainda, palitos de dente) Mel de abelha e azeite de dendê para regar.
O nome da comida de Logun é Omolokum para Logunedé; - azeite de oliva; Agora aprendendo como preprar a comida do Orixá Logun: Modo de Preparo: Coloque o feijão fradinho para cozinhar com cebola e azeite de oliva.