Para o corpo físico, a planta pode ser ingerida como chá para promover os efeitos anti-inflamatório, diurético, antioxidante, tônico, expectorante e laxante. Na medicina popular, a avenca é utilizada também na desintoxicação de alcoólatras e para ajudar nos tratamentos de tosses prolongadas.
Os pontos escuros na face inferior da folha são os chamados báculos, estruturas reprodutoras. Os pontos escuros na face inferior da folha são os chamados soros, estruturas que surgem em resposta a um ataque de fungos patogênicos.
Os pontinhos marrons na folha da samambaia chamam-se soros e contribuem para a reprodução. ... Os pontinhos marrons, soros, que ficam na face inferior da folha são os responsáveis pela produção dos esporos. Futuramente esses esporos são expulsos e dão origem ao gametófito.
Brenna coloque água e observe. Pode ser que ela se recupere. Caso as folhas sejam revitalizadas com a rega mantenha os cuidados normalmente, caso não revitalizem e permaneçam secas corte todas elas e mantenha os cuidados com sua avenca, porque novas folhas irão brotar com o tempo.
O clima ideal é quente e úmido, entre 13 a 30ºC, em ambientes bem iluminados, mas sem exposição direta ao Sol. Também é preciso abrigá-la do vento, para impedir a quebra de seus galhos. Quanto mais fértil e úmido for o solo, melhor será para o crescimento da planta.
As avencas devem ser regadas sempre, para manter o solo sempre úmido. Mas, no inverno, o ideal é que se espere o solo secar levemente antes de realizar a próxima rega.
As avencas precisam de bastante luz, mas sem sol direto. Uma boa pedida é acomodá-la junto a uma janela que receba bastante luz, sem sol direto. E nada de vento. O vento é o maior inimigo da avenca, já que seus pecíolos (caules) são bem finos e se quebram com muita facilidade.
O solo ideal para avenca é aquele fértil e rico em matéria orgânica e com um vaso com boa drenagem. Algumas dicas para fazer uma boa drenagem: Vaso com furo.
A avenca roxa pode ser cultivada em um solo composto por terra vegetal e matéria orgânica, em partes iguais. Substratos adubados, próprios para o cultivo de folhagens em geral, podem ser comprados prontos para o uso. O importante é que o material seja bem aerado, fértil, pouco compactado e facilmente drenável.
Substrato e adubação da avenca: O substrato de cultivo é uma mistura de composto orgânico completo, turfa e areia em partes iguais. O composto orgânico completo é feito de restos vegetais e folhas, aparas de grama, acrescentando também adubo animal de curral bem curtido e areia.
Primeiro corto um pedaço de manta de drenagem (ou manta geotêxtil, ou manta de bidim) para cobrir os furos. Coloco uma camada de argila expandida, também conhecida por cinasita. Coloco mais um pedaço de manta de bidim. Desta vez o bidim tem que ser um pouco maior, tem que subir pela lateral do vaso.
Como Cultivar O solo de cultivo deverá ser rico em matéria orgânica. Usa-se uma mistura de composto orgânico, turfa e areia. Também pode ser usado o substrato especial organo-mineral vendido em sacos nas agropecuárias. Mas se utilizar este material deve misturar com areia.
As samambaias costumam ser comercializadas em substratos, que nada mais são do que produtos utilizados para substituir a terra. São ótimos para a germinação, mas muito leves e sem capacidade de retenção de umidade e nutrientes por muito tempo.
Como fazer substrato de samambaia
Procure um lugar de meia sombra, onde não bata o sol forte do meio-dia. Se você mora em casa e tem um puxadinho ou uma garagem fresca e clara, pode apostar que ela vai curtir. Tome cuidado para escolher um canto longe de correntes de vento, que desidratam a planta e fazem as folhas caírem. Mantenha o vaso úmido.