Em 1987, foi divulgado o Relatório Brundtland, nosso futuro comum. Trata-se de um dos primeiros esforços globais para se criar uma agenda visando a mudança de paradigma no modelo de desenvolvimento humano.
A ideia de desenvolvimento sustentável surgiu a partir do conceito de ecodesenvolvimento, proposto durante a Primeira Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, em Estocolmo, na Suécia, em 1972.
A educação para o desenvolvimento sustentável é um conceito dinâmico que compreende uma nova visão da educação que busca conscientizar pessoas de todas as idades para assumir a responsabilidade de criar e desfrutar um futuro sustentável.
O desenvolvimento sustentável é firmado no tripé social, ambiental e econômico. O seu objetivo é a redução das desigualdades sociais, evitar a degradação ambiental e promover o crescimento econômico, sem a exploração descontrolada dos recursos naturais.
O chamado tripé da sustentabilidade é baseado em três princípios: o social, o ambiental e o econômico. Esses três fatores precisam ser integrados para que a sustentabilidade de fato aconteça. Sem eles, a sustentabilidade não se sustenta. ... A economia deve considerar a questão social e ambiental.
Os exemplos de Sustentabilidade podem ser tanto de ações individuais como no coletivo, por exemplo: economia de água; evitar o uso de sacolas plásticas; realizar reciclagem; preservação da biodiversidade; economia de energia, entre outros.
Exemplos de ações sustentáveis: investimento em fontes renováveis de energia, diminuição do consumo, reflorestamento, programas socioambientais de conscientização da população, reciclagem, entre outros.