Diversas situações poderão ocorrer nos pacientes vítimas de TAF. Situação 1: paciente instável com lesões limitadas ao abdômen. Conduta: laparotomia exploradora. Situação 2: paciente muito grave, instável, com lesões múltiplas e sem que se saiba se a lesão causadora da instabilidade hemodinâmica esta no abdômen.
Para facilitar o estudo, os traumas abdominais foram divididos em: trauma aberto (ferimentos por armas de fogo ou por arma branca) e trauma fechado (contusão).
Muitas vezes, os si- nais e sintomas do choque, como palidez, sudorese fria, pulso rápido e fino ou ausente, cianose de extremidades, hipotensão arterial, são os únicos sinais do trauma abdominal, visto muitas vítimas estarem inconscientes, com sangramento invisível.
A lesão no abdómen é comum e pode ser sem corte, de acidentes de trânsito ou quedas, ou penetrante, de tiros ou facadas. Estas lesões estão normalmente associadas a lesões nos órgãos abdominais, tais como o fígado, baço, rins, intestino e o seu revestimento, e grandes vasos sanguíneos.
Lesões internas são mais preocupantes que fraturas, pois podem causar a ruptura de órgãos, consequentes hemorragias e prejuízos ao sistema circulatório. | Foto: Não apenas as fraturas representam gravidade e exigem cuidados especiais nos casos de atropelamentos.
Os barulhos na barriga são normais principalmente após uma refeição, pois os paredes do intestino contraem para facilitar a passagem do alimento e favorecer a digestão. Esses barulhos podem aparecer enquanto a pessoa está acordada ou até mesmo durante o sono, além de poderem ser ou não escutados.
Grávidas sentem mais calor. Isso acontece principalmente por causa da progesterona. O hormônio aumenta a temperatura basal – que é a temperatura do corpo medida imediatamente após a pessoa acordar – de 0,5 a 1,0ºC. Daí porque a gestante fica mais quente.
O que é Sensibilidade no abdômen? Sensibilidade no abdômen é a dor que ocorre quando se pressiona uma área específica da barriga. Frequentemente ela é um sinal de que algo não vai bem com os órgãos internos da região, sendo que a maioria deles significa uma emergência médica.
A dor abdominal no lado direto pode ser simplesmente a distensão do intestino por gases, uma situação comum que pode afetar pessoas de todas as idades, desde bebês até idosos. Normalmente essa dor é forte, em forma de pontadas e surge depois de uma refeição.
A dor abdominal é normalmente causada por disfunções em órgãos como intestino, estômago, vesícula, bexiga e útero. O distúrbio pode estar relacionado a situações simples, como excesso de gases, até problemas críticos, como apendicite ou hérnia.
A dor no lado esquerdo da barriga é na maioria das vezes um sinal de excesso de gases ou prisão de ventre, especialmente quando não é muito forte, surge em fisgadas ou causa outros sintomas como barriga inchada, sensação de peso na barriga ou arrotos mais frequentes.
O baço fica do lado esquerdo do nosso corpo, logo abaixo das costelas e acima do estômago.
Opte por alimentos saudáveis e uma dieta equilibrada. Verduras folhosas e vegetais de raiz, como a batata-doce, são nutrientes extras para o órgão em questão. Cenouras, arroz, cevada, abóboras, maçãs, gengibre, alho e cardamomo são ótimas opções. Beba pouco líquido durante as refeições.