Quando a gestante sabe a data da sua última menstruação:
Pegue a DUM e conte quantos dias até o dia da consulta; Após achar o total de dias, vamos dividir esse valor por 7 – que equivalem aos dias da semana; O resultado que obtiver será a quantidade de semanas e o que restar da divisão é referente aos dias da semana em que se encontram.
Regra de Naegele é uma forma padronizada de calcular a data provável do parto (DPP) de uma gestante, subtraindo três meses e adicionando sete dias à data da última menstruação (DUM) relatada pela mulher. O resultado é aproximadamente 280 dias (40 semanas) após o último período menstrual.
A regra de Naegele é uma forma padronizada de calcular a data provável de parto (DPP) de uma gestante. Ela funciona subtraindo-se três meses e adicionando sete dias à data da última menstruação (DUM).
Para calcular a data provável do parto, que deverá ser por volta das 40 semanas depois da DUM, é necessário acrescentar 7 dias à DUM, depois contar 3 meses pra trás e depois colocar o ano seguinte.
caso ele veja incongruência poderá solicitar uma revisão ou até mesmo um outro exame. Quanto ao cálculo da idade gestacional a margem de erro vai aumentando à medida que a gestação evolui , variando de 03 dias no início até 03 semanas no final da gestação. Converse com seu médico.
Quando você faz o ultrassom morfológico, aquele realizado entre 11 e 14 semanas de gravidez? O seu obstetra pode ver o tubérculo genital fetal, que não é exatamente o genital do bebê. A chance de erro do primeiro ultrassom na hora de identificar o sexo do bebê é de 20%, porque vai depender muito da posição do bebe.
Enquanto o obstétrico pode levar até 20 minutos, o ultrassom morfológico dura de 20 até 40 minutos, fazendo também mais imagens do bebê. O ultrassom morfológico tem imagem com melhor definição. Quando realizado a partir da 20ª semana, o exame identifica o sexo do bebê com 70% de precisão.
O exame é utilizado para detectar possíveis alterações congênitas, como a malformação do cérebro e a hidrocefalia (acúmulo de líquido na cavidade craniana), bem como problemas genéticos e cromossômicos, como a Síndrome de Down.
Assim como o exame de ultrassom comum, o ultrassom com doppler é realizado através de um aparelho capaz de emitir ondas sonoras, que atingem o tecido e retornam como um eco, que é convertido em imagens. O doppler é o adicional capaz de identificar e visualizar o fluxo de sangue no local.
Uma grande dúvida das gestantes é a diferença entre os diversos exames de ultrassom que são realizados na gestação. Queremos aqui mostrar quais são as diferenças entre o exame obstétrico comum e o exame morfológico....O que é ultrassonografia morfológica?
Não existe diferença entre eles. Ecografia ou Ultrassonografia é um método de diagnóstico que utiliza ondas sonoras para obtenção das imagens. São apenas nomes diferentes para o mesmo exame.
O ultrassom morfológico fetal é o exame ultrassonográfico mais importante da gravidez. Ele deve ser realizado pela via abdominal entre a 18ª e a 24ª semana de gestação. Nesta fase, o feto já se encontra todo formado, sendo possível identificar com relativa facilidade malformações presentes.
O exame tridimensional usa o aparelho que capta várias fatias. Essas várias fatias, no computador, permitem ver a imagem por fora do bebê. Já com o ultrassom 4D, a imagem tridiomensional é feita em sequências muito rápidas. Se o bebê faz um movimento, dá para enxergar o movimento.
5. Quanto custa um exame 3D ou 4D? Os valores dos exames variam entre R$200 e R$300. E, de acordo com Zanforlin, a maioria dos convênios de saúde ainda não cobre a ultrassonografia 3D e 4D.
A melhor época para fazer os ultrassons 3D e 4D é entre a 26ª e a 29ª semana de gestação, pois nessas semanas o bebê já cresceu bastante e ainda existe líquido amniótico na barriga da mãe.
A ultrassonografia morfológica fetal de terceiro trimestre é aquela feita entre o início da 28ª semana até o final da 32ª semana de gravidez.
Ultrassom morfológico 3D O exame é realizado entre a 28ª e 32ª semana de gestação.
Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, apenas dois exames ultrassonográficos são indicados para todas as grávidas: as ultrassonografias morfológicas de primeiro e segundo trimestre, necessárias para avaliar as diversas estruturas do feto.
Considerado o principal exame da gestação, deve ser realizado entre 20 e 26 semanas, ideal entre 22 e 24 semanas. A ultrassonografia morfológica do segundo trimestre é a principal ferramenta diagnóstica na detecção pré-natal de anomalias congênitas.
Tanto o Ultrassom em 3D como o Ultrassom em 4D devem ser realizados entre as semanas 26 e 29, pois é nesse período que se espera que a imagem seja mais nítida. Saiba mais sobre este assunto em Ultrassom 3D e 4D mostram detalhes do rosto do bebê e identificam doenças.
O dispositivo de ultrassom capta as ondas sonoras que são emitidas por todas as partes do útero, incluindo movimentos do bebê. Esses ecos são transformados em imagem e exibidos em um monitor, permitindo ao médico analisar todas as características do feto, além do útero, ovários e colo do útero.
No ultrassom morfológico, geralmente, o médico passa a sonda na superfície do abdômen e região pélvica da mãe. Com o auxílio de um gel transparente, a sonda desliza facilmente pela pele, transmitindo para o monitor as imagens formadas pelas ondas sonoras emitidas pelo aparelho.