O alívio das dores é sentido de 10 a 15 minutos após a aplicação da anestesia, que dura em média 3 horas. Por isso, em partos mais longos ou quando a analgesia é feita muito cedo, pode ser necessário aplicar mais de 1 dose da anestesia, através de um cateter colocado nas costas durante a anestesia.
De fato, enquanto a anestesia raquidiana é realizada no espaço subaracnóideo, onde existe o líquor, a anestesia peridural é realizada em um espaço anterior, o espaço peridural.
Quais os riscos Embora sejam raros, podem ocorrer efeitos colaterais como suor excessivo, infecção no local da injeção, toxicidade sistêmica, problemas cardíacos e pulmonares, calafrios, febre, danos nos nervos, perfuração da membrana que protege a medula espinhal, chamada de dura-máter, podendo causar paraplegia.
Durante o banho é recomendado não molhar o curativo, mas quando o médico coloca um curativo impermeável, pode-se tomar banho normalmente, sem risco de molhar. Deve-se observar se o curativo está sempre limpo, e se houver muita secreção, deve-se voltar ao médico para limpar a região e colocar um novo curativo.
- Tomar banho e lavar o cabelo logo depois do parto e nos demais dias da quarentena? Sim, proibir o banho é um mito sem fundamento científico.
Os cabelos poderão ser pintados 1 semana antes da cirurgia e após 5 semanas da cirurgia. Pentear os cabelos com pente grosso, evitando o uso de escova por 15 dias.
A quantidade e o equilíbrio das hormonas pode provocar secura vaginal o que pode causar dor e desconforto na penetração; Pode precisar de mais tempo para se sentir confortável com o seu corpo; Pode sentir-se assoberbada com os cuidados ao bebé e o sexo não estar no topo da sua lista de prioridades.
Durante o puerpério, a mãe deve evitar o uso de drogas ilícitas, tabaco e álcool. Além disso, o uso de qualquer medicamento deve ser previamente autorizado pelo seu médico, já que algumas substâncias impossibilitam a amamentação.
A higiene é o mais importante deles. “As de primeiro grau nem sempre são suturadas, ficam como um arranhão, e aí a orientação é apenas lavar com água e sabão com frequência, sempre que for ao banheiro, e secar com uma toalha”, aponta Miriam. Dê preferência para sabonetes específicos da região íntima, com pH neutro.