Assim, para compor um diagnóstico de enfermagem usando o modelo de sete eixos da CIPE® são recomenda- dos a inclusão de um termo do eixo foco e outro do eixo julgamento. Se necessário podem ser incluídos termos adicionais dos eixos foco e julgamento ou dos demais.
A CIPE tem como objetivo: fornece um instrumento para descrever e documentar a pratica clínica de enfermagem; usar o instrumento como base para a tomada de decisão clínica e fornecer a enfermagem um vocabulário e um sistema de classificação que possa ser utilizado nos sistemas de informação computadorizada.
Os sete eixos são definidos como(2-4): 1) foco – área de atenção relevante para a Enfermagem; 2) julgamento – opinião clínica ou determinação relacionada ao foco da prática de enfermagem; 3) meios – maneira ou método de executar uma intervenção; 4) ação – processo intencional aplicado a, ou desempenhado por um cliente; ...
A Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem- CIPE® é um sistema de linguagem padronizada, amplo e complexo, que representa o domínio da prática da Enfermagem no âmbito mundial.
Como resposta, o CIE iniciou, em 1991, o projeto da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem–CIPE®(2)./span>
Conselho Internacional de Enfermeiros. (2016). CIPE Versão 2015: Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem. Lisboa, Portugal: Ordem dos Enfermeiros.
É coronel (aposentada) do Exército dos EUA, Corpo de Enfermeiras(os). GARCIA, T. R. (Org.). Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE)®: versão 2017. Porto alegre: Artmed, 2018.
Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 1980. BRUNNER, L. S.; SUDDARTH, D.S. Tratado de enfermagem médico-cirúrgica.
Relacionamos aqui alguns dos fundamentos de Enfermagem que mais aparecem no Código de Ética do enfermeiro, confira!
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS O profissional de enfermagem respeita a vida, a dignidade e os direitos humanos, em todas as suas dimensões. O profissional de enfermagem exerce suas atividades com competência para a promoção do ser humano na sua integralidade, de acordo com os princípios da ética e da bioética./span>
"Enfermagem é a ciência e a arte de assig tir o ser humano no atendimento de suas necessidades bási cas, de torná-lo independente desta assistência através da educação; de recuperar, manter e promover sua saúde, cop tando para isso com. a colaboração de outros grupos profis sionais" .
O trabalho de um enfermeiro se baseia em cuidar das pessoas. Ele presta assistência ao paciente (aplicando injeções, fazendo curativos, etc.) garantindo seu conforto e bem-estar durante o tratamento de doenças e internação hospitalar.
Enfermeiro é gente que cuida de gente, que promove saúde – que trabalha com a vida humana! Mais que cuidar das feridas, das dores e das doenças, ele desenvolve ações que promovem o encontro com a saúde, com o autocuidado e com os anseios pessoais que conduzem ao bem-estar e à felicidade humana.
R$ 3.
A enfermagem atual vem a cada dia se desenvolvendo mais, buscando alternativas para o crescimento e o reconhecimento da nossa profissão. Quando você tem dentro de uma profissão essa divisão, torna-se mais difícil alcançar a qualidade na assistência. .../span>