Para realizar a conversão de um tipo de fonte para outro, a fonte de tensão precisa de um resistor em série, e a fonte de corrente precisa de um resistor em paralelo.
Associação Série: Associação em série de pilhas de 1,5V. Esta associação resultará em um somatório das tensões das fontes. Quando 6 pilha de 1,5V são associadas em série temos o equivalente a um bateria de 9V, internamente em uma bateria é possível distinguir 6 células de 1,5V.
Infelizmente, a melhor maneira de se reduzir altas tensões alternadas (110 V ou 220 V) ainda é o transformador. Outros métodos existem, mas nem sempre são aplicados. Eles são: a)Usar um resistor do mesmo valor da carga em série.
Para diminuir a amperagem de um circuito elétrico, você deve diminuir a sua tensão ou aumentar sua resistência. A diminuição da amperagem é feita com a aplicação da Lei de Ohm, dada pela fórmula I = V/R, onde I é a corrente total do circuito em amperes, V é a voltagem e R é a resistência.
Uma saída é usar um regulador com um diodo zener, mas a maneira mais fácil e barata com certeza é usar um diodo retificador comum em série. O diodo vai diminuir a tensão em média 0.
Digamos se você tem o mesmo circuito acima com 12V, mas só quer 5V. Se usarmos um 10KΩ como nosso resistor R1, conectando os valores, obtemos R2= (V)(R1)/(VIN - V)= (5V)(10KΩ)/(12V - 5V)= 7,14KΩ ≈ 7KΩ. Portanto, podemos usar um resistor de 7KΩ, pois nosso resistor R2 com o resistor R1 sendo 10KΩ.
Se vc usar 12VDC pode usar resistor de 1k. Você pode colocar um potenciômetro de 1k no lugar no resistor para aumentar ou diminuir a intensidade da luz. Se a corrente máxima do led é 20mA, então o menor resistor que tu pode colocar é 600 ohm, daí pra baixo vai queimar os coitados.
V = R x I = 30 x 0.
O uso de resistores é igualmente válido, no entanto o consumo de corrente precisa ser conhecido e suficientemente estável. Quando a corrente não é estável mas a sua faixa de variação máxima e mínima é conhecida então o uso de um regulador Zener é indicado. A associação de diodos nos livra dessas preocupações.
Outra maneira de diminuir a tensão de 9V seria colocar um número apropriado de diodos de polarização direta em série com a alimentação positiva. Normalmente, você obtém uma queda de 0,7V por diodo, então, para reduzi-lo para 5V a partir de 9V, seria necessário algo como 6 diodos em série.
Isso é possível com a ajuda de algumas peças genéricas (e não com a ajuda de um transformador caro, etc.)? Além disso, quantos miliamperes isso forneceria? Assumindo eficiência perfeita, P = V * I = 5V * 500mA = 2,5W de potência total. Se você converter para 12V, obterá ~ 208mA.
Uma forma simples seria ligar diodos em serie, cada diodo vai dar uma queda de 0,7v, 3 diodos então dariam uma queda de 2.
O que fazer para acabar com a dor no pescoço e no ombro?
A fórmula pela qual podemos determinar o valor da queda de tensão proporcionada pelo resistor é expressa através da lei de Ohm: E = R x I. "E" é a diferença de tensão expressa em Volts que foi reduzida, "R" é o valor do resistor (em Ohms), I é a corrente que atravessa o resistor (em Ampères).
Segundo a fórmula o resistor adequado é de 200 ohms. Mas é comum que você não encontre um resistor exatamente com a resistência apontada pela fórmula. Neste caso você deve usar um resistor com a resistência maior mais próxima do resultado encontrado. Por exemplo nesse caso você pode usar um resistor de 220 ohms.
Se a sua fonte tem 12V e você precisa 19V, basta conectar e regular o potenciômetro com um multímetro até atingir a voltagem desejada.
Em um circuito, diminuir a resistência pela metade e deixar a voltagem constante irá dobrar a amperagem.
Coloque o potenciômetro de 10KΩ numa posição intermediaria e ligue a fonte. Medindo a tensão entre qualquer fio marrom e qualquer fio preto, de preferência com um multímetro digital , ajuste o potenciômetro de 10KΩ para obter uma tensão de saída de 13,8 volts.