Para fazer tabulação de perguntas abertas é necessário criar um padrão de respostas (categoria), de acordo com a análise feita das respostas dos entrevistados.
Algumas dicas importantes para quem precisar tabular um grande número de questionários é separar a primeira coluna para colocar o número do questionário em questão e dividir por cor as colunas com respostas de múltipla escolha (que podem ter mais de uma resposta) para evitar erros de digitação.
Como fazer a análise de dados de um questionário (passo a passo)
Apresente os dados com uma redação muito objetiva. Se a instituição indica a necessidade de um capítulo ou uma seção só para apresentação dos resultados, significa que, em hipótese alguma, você deve interpretar os dados. Ou seja, aqui você só vai apresenta-los. Sendo assim, apresente-os de uma maneira clara e objetiva.
O que é análise de dados? Análise de dados busca transformar números em informação, em significado, em solução de problemas. Embora a definição pareça simples, esta é uma etapa muito importante no desenvolvimento de qualquer trabalho acadêmico, artigo, monografia ou TCC que contém com esta metodologia.
Conheça os tipos e como fazer uma boa análise de dados
Toda pesquisa parte de um problema. Para solucioná-lo, você deve encontrar informações que ajudem a compreender a realidade estudada. Essa etapa do processo é conhecida como a coleta de dados no TCC. ... Existem diferentes instrumentos de investigação que podem ser utilizados.
A coleta de dados é uma atividade que visa captar conteúdo importante gerado por ferramentas, sites e público em atividades de interação. Essa é uma prática fundamental para realizar análises de comportamento e preferências, o que permitirá desenvolver campanhas de marketing mais precisas e vender mais.
A entrevista representa uma técnica de coleta de dados na qual o pesquisador tem um contato mais direto com a pessoa, no sentido de se inteirar de suas opiniões acerca de um determinado assunto.
Ribeiro (2008) aponta como vantagens da utilização da técnica da entrevista, a flexibilidade na aplicação, a facilidade de adaptação de protocolo, viabilizar a comprovação e esclarecimento de respostas, a taxa de resposta elevada e o fato de poder ser aplicada a pessoas não aptas à leitura.
Existem três métodos para obtenção de dados a respeito dos cargos: entrevista, questionário e observação.
O instrumento de coleta de dados é importante para realizar o processo de enfermagem e quanto mais específico, melhor será a assistência para o paciente de uma determinada clínica ou unidade. Validar o instrumento de coleta de dados desenvolvido por um grupo de enfermeiros de uma Unidade Coronária.
1. Coleta de dados de Enfermagem ou Histórico de Enfermagem. O primeiro passo para o atendimento de um paciente é a busca por informações básicas que irão definir os cuidados da equipe de enfermagem. A etapa faz parte de um processo deliberado, sistemático e contínuo, na qual haverá a coleta de dados.
Exame físico: O enfermeiro deverá realizar as seguintes técnicas: inspeção, ausculta, palpação e percussão, de forma criteriosa, efetuando o levantamento de dados sobre o estado de saúde do paciente e anotação das anormalidades encontradas para validar as informações obtidas no histórico.
O histórico de enfermagem visa ao levantamento das ne- cessidades e dós problemas do paciente, mesmo que não estejam relacio- nados diretamente à doença, com o objetivo de prestar assistência de enfermagem individualizada.