O produto escalar de dois vetores é representado por definido como: onde é o ângulo entre os dois vetores. O módulo do produto escalar é o produto dos módulos dos 2 vetores, vezes o cosseno do ângulo entre eles. Você pode decompor o vetor, B, por exemplo, ao longo da direção do vetor A.
Ou seja, para subtrair um vetor, gire-o 180o e acrescente o mesmo. Caso esteja somando ou subtraindo mais do que dois vetores, junte todos os outros vetores na sequência cabeça-rabo. A ordem usada não importa. Este método pode ser usado para vários vetores.
Dois vetores v e w são ortogonais se o produto escalar entre ambos é nulo, isto é, v. w=0.
Relembrando: ➢ Dizemos que dois vetores são paralelos (ou colineares) quando seus representantes tiverem a mesma direção, ou seja, se tiverem representantes sobre uma mesma reta ou sobre retas paralelas. ➢ O vetor nulo é paralelo a todo vetor e também todo vetor é paralelo a si mesmo.
Dois vetores e são colineares se tiverem a mesma direção. Em outras palavras: e são colineares se tiverem representantes AB e CD pertencentes a uma mesma reta ou a retas paralelas.