Resposta: capoeira é uma expressão cultural brasileira que compreende os elementos: arte-marcial, esporte, cultura popular, dança e música. ... A capoeira foi criada no século XVII pelo povo escravizado da etnia banto e se difundiu por todo o Brasil. Hoje é considerada um dos maiores símbolos da cultura brasileira.
Até o ano de 1930, a capoeira era proibida no Brasil, isso ocorreu por que ela era analisada como uma pratica subversiva e violenta, além de deixarem os negros sempre marginalizando a Lei.
Para afastar-se da imagem marginalizada que a capoeira tinha na sociedade, a luta começou a ser praticada em academias e este Mestre foi o criador da primeira delas, em 1932. Sua academia ganhou alvará de funcionamento em 1937 com a descriminalização da prática.
Até o ano de 1930 a capoeira ficou proibida no Brasil ,pois era vista como uma pratica violenta e subversiva . ... No ano 1930 um importante capoeirista brasileiro ,o mestre Bimba apresentou a capoeira para o presidente Getúlio Vargas, O presidente gostou que transformou em esporte nacional brasileiro.
9 de julho de 1937
Durante muito tempo a capoeira foi proibida. Na década de 1930 a capoeira já tinha adquirido um novo status em nossa sociedade. O próprio presidente Getúlio Vargas convidou um grupo de capoeira para se apresentar oficialmente no Palácio do Catete. A capoeira foi liberada.
A hipótese mais recorrente entre os historiadores é a de que foi criada no Brasil por escravos africanos. ... Ao princípio, a prática da Capoeira pelos escravos nas senzalas foi proibida por ser considerada um risco para os senhores, feitores e capatazes.
Resposta. Resposta: A Importância da capoeira no Brasil é dada porque ele representa uma parte cultural, histórica e folclórico, pois a capoeira é uma expressão artistica afro-brasileira que mascara uma luta cheia de alegria, ritual, tradição e camaradagem.
Resposta. Resposta: Capoeira é uma arte, e a arte da prática da Capoeira permite que todos, em harmonia entre gênero, cor, raças, religião, sejam beneficiados e atinjam os seus anseios ou objetivos, de forma alegre e descontraída.
Resposta: é importante como cultura brasileira, pois ela foi usada não so como dança mas também como uma luta, a capoeira não é 100% brasileira pois ela foi trazida da África mas ela tem seu estilo brasileiro pois ela foi mais desenvolvida aqui no Brasil já que os africanos usavam bastante dessa luta como defesa ...
A capoeira talvez seja a expressão do que há de mais brasileiro em termos de atividade física, já que se trata de uma luta criada no Brasil por escravos de origem africana. Isso é tão significativo que no exterior a capoeira é conhecida como “brazilian martial art”, ou arte marcial brasileira.
O corrido, forma musical mais comum da roda de capoeira, é um canto onde a parte solista e a resposta do coro são equivalentes, em alguns casos o número de versos do coro superando os versos solistas.
É bastante praticado no Brasil, principalmente no Estado da Bahia, região do país que recebeu muita influência da África, juntamente com Maranhão, Rio de Janeiro, dentre outras. A capoeira consiste em um esporte que envolve a dança e a luta, onde os praticantes mostram a sua 'ginga'.
Bahia
Por isso, ela foi considerada subversiva e em 1890 apareceu no código penal como uma pratica criminosa. Nesta mesma época, nas festas populares de Salvador, a capoeira ganhou a forma mais próxima ao que é hoje - como uma forma de festividade e esporte.
Com 6 milhões de praticantes, capoeira é trunfo até no MMA - Jornal O Globo.
O jiu-jítsu, hoje, é o esporte individual que mais cresce no país: possui cerca de 550 mil praticantes, com 2 500 estabelecimentos de ensino somente nas grandes capitais.
A capoeira foi criada no século XVII pelo povo escravizado da etnia banto e se difundiu por todo o Brasil.
Manoel dos Reis Machado
Resposta. Resposta: 1 - Em 1932, um período em que a perseguição à capoeira já não era tão acentuada, mestre Bimba, exímio lutador no ringue e em lutas de rua ilegais, fundou em Salvador a primeira academia de capoeira da história.
Manoel dos Reis Machado